Chega a 11 o número de mortos pelas chuvas no Rio de Janeiro - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

14 de jan. de 2024

Chega a 11 o número de mortos pelas chuvas no Rio de Janeiro



Por Juliana Prado, CBN


14/01/2024 15h36 Atualizado há 2 horas

Estragos da chuva no Rio de Janeiro — Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo




Pelo menos 11 pessoas morreram e uma está desaparecida por causa das fortes chuvas que atingem o estado do Rio de Janeiro. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil seguem em ações por toda a capital, Baixada Fluminense e Região Metropolitana, as mais atingidas pelos temporais entre sábado e domingo





Situação de emergência





A cidade do Rio de Janeiro está em situação de emergência. O decreto foi publicado pelo prefeito Eduardo Paes na tarde deste domingo em edição extra do Diário Oficial.




Os Bombeiros já atenderam a mais de 200 ocorrências relacionadas às chuvas nas últimas 24 horas, em todo o território fluminense, relacionadas a salvamentos de pessoas, inundações/alagamentos, cortes de árvores e desabamentos/deslizamentos.


Em Belford Roxo, um morador registrou os estragos após a água invadir a casa:



Segundo o Centro de Operações, a cidade está no estágio 4, em uma escala com cinco estágios. Foram registrados mais de 30 bolsões d'água em vias principais da cidade, além de 15 pontos de alagamento e cinco quedas de árvores. A Defesa Civil acionou 29 sirenes em 16 comunidades do município.


A Avenida Brasil, via expressa que liga os bairros das zonas norte e oeste, chegou a ficar totalmente interditada durante grande parte da manhã por causa de um grande alagamento. Bairros do entorno, como Jardim América, Acari e Pavuna, seguem com ruas completamente alagadas e com moradores ilhados.





Transporte público




O transporte público também foi afetado. Quatro estações da Linha 2 do Metrô sequer abriram neste domingo. Já onze linhas de ônibus, com itinerário em áreas sem condições de mobilidade, tiveram a circulação suspensa.


Desde cedo, o prefeito Eduardo Paes foi às redes sociais pedir para que a população não saísse de casa. A prefeitura montou um centro de crise no bairro da Pavuna. De lá, ele acompanha o trabalho de escoamento de água.


A Comlurb, a empresa de limpeza urbana, mobilizou 900 garis - inclusive centenas que estariam de folga no dia de hoje.




Ensaio das escolas de samba




As chuvas também fizeram com que a Liga das Escolas de Samba do Rio cancelasse o ensaio técnico de duas escolas que aconteceriam à noite no Sambódromo. A Unidos da Tijuca e a Portela realizarão o ensaio em outro dia, ainda a ser determinado pela Liesa.


Moradores também relatam falta de energia desde a madrugada, principalmente na Ilha do Governador, na Zona Norte. A Light, concessionária que atua na capital, foi procurada, mas até agora não deu retorno sobre a previsão de normalização.


A previsão é que o tempo permaneça nublado, com chuva fraca a moderada nas próximas horas desse domingo.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário