Capitais da folia preparam o maior carnaval de rua de todos os tempos - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

7 de jan. de 2024

Capitais da folia preparam o maior carnaval de rua de todos os tempos



Por Rayssa Cerdeira, CBN




Carnaval de rua do Rio de Janeiro — Foto: José Lucena/TheNews2/Agência O Globo




A contagem regressiva já começou nas cinco principais capitais do carnaval. A intenção é fazer, esse ano, a maior festa de rua de todos os tempos. Serão mais dias de folia, mais blocos, cada cidade tenta, de alguma forma, organizar o maior carnaval do planeta.


São Paulo vai contar com oito dias de folia para comemorar os 470 anos, começando no primeiro fim de semana de fevereiro. Serão 637 desfiles de blocos, 22 a mais que em 2020, ano do maior carnaval da história da cidade.



O presidente da empresa que organiza o carnaval de São Paulo, a SPTuris, Gustavo Pires, comemora a evolução do carnaval paulistano.


“Os blocos de rua de São Paulo, junto com o Carnaval de Sambódromo, evoluíram a ponto do Carnaval de São Paulo ser uma das rotas marcantes no país no período do Carnaval e um dos principais feriados no turismo de São Paulo também. O paulistano continuou o caminho ao Rio de Janeiro, para as praias paulistas e cidades interiores, porém uma boa parte já percebeu que existe alegria em São Paulo durante o Carnaval com segurança e organização que evoluiu ano após ano de 2017 para cá, quando o Carnaval de São Paulo passou a mobilizar multidões e também contar com uma organização e estrutura maior da prefeitura de São Paulo”, afirmou Pires.


No Rio de Janeiro, o pré-carnaval oficial começa na semana que vem, mas as ruas já vivem o clima de carnaval desde o fim do ano passado. Os ensaios técnicos das escolas de samba tomaram as ruas de bairros onde ficam as quadras das agremiações do Grupo Especial, atraindo um público que não costumava participar dessa festa. Até mesmo um operador de trânsito caiu no samba. Depois de viralizar no ensaio do Salgueiro, Fábio Teixeira disse que foi chamado pra desfilar na escola.



“Esse Carnaval agora vai ser tudo. Eu, pela primeira vez, desfilando no Salgueiro. Vai ser uma emoção muito forte. Eu nunca passei por isso”, contou.


Vai ser mais de um mês de folia. Esse ano, a cidade vai bater recorde de megablocos, que são aqueles que costumam reunir mais de 100 mil pessoas. Serão dez, entre eles o bloco da Anitta, o Fervo da Lud e o tradicional Cordão da Bola Preta.


A novidade é que a cantora baiana Daniela Mercury vai se apresentar no carnaval do Rio pela primeira vez. Além disso, a volta da Preta Gil também deve arrastar uma legião de fãs. Não vai ser dessa vez que ela volta com o Bloco da Preta, mas a artista vai ganhar uma homenagem no desfile da Favorita.


A aposta desse ano na segurança do carnaval carioca é o uso da tecnologia. Os blocos vão ser monitorados por drones e câmeras de reconhecimento facial. Depois da morte de uma fã no show da Taylor Swift em novembro, outra preocupação é com o calor. Por isso, os desfiles terão pontos de hidratação e serão acompanhados por carros-pipa, como explicou Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação que representa os principais blocos de rua do Rio.


“Não dá mais para a gente não pensar nas questões climáticas. Tem bloco, por exemplo, que vai desfilar mais cedo por causa disso. Usando mais o horário do início da manhã, enquanto não está tão quente. Tem bloco que está jogando mais para o fim da tarde. Tem bloco que vai vir com carros pipa, com aquela coisa de jogar mangueirada de água. E na Sebastiana, particularmente, vários de nós já contratamos o carro pipa. O Barbas sempre fez, é uma tradição, marca oficial do Barbas. Mas hoje a gente tem que pensar nisso como uma solução, seguindo o exemplo deles”, afirmou.



Em Belo Horizonte, a prefeitura cadastrou o maior número de blocos de todos os tempos, 536; com previsão de 580 desfiles. Assim como o Rio, a cidade também planeja medidas para amenizar o calor. O presidente da empresa municipal de Turismo, a Belotur, Gilberto Castro, disse que, além de programar carros-pipa pros desfiles, busca uma parceria pra distribuição de água nos blocos.


“Então a gente está estudando aqui algumas ações como por exemplo o carro para que a gente consiga jogar água nas pessoas para diminuir um pouco esse sol. A gente também tem muitas ambulâncias, quase todos os blocos de Belo Horizonte, todos os grandes blocos de Belo Horizonte, a prefeitura coloca uma ambulância. E a gente também tem uma parceria agora, um patrocínio do governo do Estado, aonde a gente está entendendo a possibilidade também de distribuição de copos de água. Isso ainda não está fechado, mas é um desejo nosso”, afirmou Castro.


Na capital baiana, a ideia é atrair mais foliões para o circuito Campo Grande, que passa pelo Centro histórico de Salvador. Por isso, esse ano, a abertura oficial da festa não vai ser no Farol da Barra, e sim na Praça Castro Alves, perto do Pelourinho, com Ivete Sangalo e Carlinhos Brown entre as atrações.


O presidente do Conselho Municipal do Carnaval, Jairo da Mata, disse que a mudança faz parte da estratégia de fortalecimento do circuito mais tradicional da folia baiana.


“Em 2024, o prefeito focou ainda mais esse circuito, com certeza será um grande carnaval. Na abertura, nós teremos Carlinhos Brown, Baiana Sistem e Ivete Sangalo, na Praça Castro Alves, que é a Praça do Povo, onde se originou os grandes encontros de trios nos carnavais dos anos 80. Então, será uma grande novidade e todos nós estamos ansiosos, esperando que já ocorra o nosso carnaval”, disse.



Já Recife espera recebe ainda mais visitantes. Para isso, a cidade ganhou mais um dia de folia, a quinta-feira, e ampliou o número de atrações de 2 mil e 800, no ano passado, pra mais de 3 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário