Por Samantha Klein — Brasília
24/01/2024 07h21 Atualizado há 17 minutos
Candidatos que entram no sistema do MEC para buscar vagas em universidades pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estão enfrentando problemas com relação à classificação. No portal, alguns são informados que estão sendo alocados temporariamente na segunda escolha de curso superior. A CBN questionou o Ministério da Educação a respeito do problema, mas ainda não obteve resposta sobre o problema.
Mais de um milhão de pessoas incluíram suas notas no sistema e confirmaram as inscrições. As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada abriram ontem e vão até quinta-feira (25).
Vale lembrar que pelo Sisu, o candidato escolhe duas opções e, se a nota não for suficiente para a primeira, o sistema analisa se ele teve desempenho para passar na segunda opção. Candidatos estão relatando que mesmo com nota para a primeira escolha, o sistema automaticamente permite somente inscrição na segunda alternativa de curso.
Diariamente, a colocação do inscrito é atualizada com notas de cortes parciais que variam conforme a pontuação dos inscritos até aquele momento. Com isso, ele pode ver se está sendo classificado ou não e, assim, decidir se tenta outra vaga.
Sisu é a principal porta de entrada das universidades
O Sisu é a ferramenta pela qual todos os que fizeram o último Enem podem tentar se inscrever em uma das 264 mil vagas nas universidades que disponibilizam suas vagas no sistema, entre federais e particulares.
A edição de 2024 terá uma única etapa de inscrição às vagas ofertadas pelas instituições para todo o ano. Serão oferecidas vagas de cursos com início previsto das aulas para o primeiro e o segundo semestre de 2024, de acordo com os termos de adesão assinados pelas instituições de ensino superior participantes da seleção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário