Por Gabriel Freitas, CBN — Rio de Janeiro
07/12/2023 13h50 Atualizado há 31 minutos
Lula, que está encerrando seu tempo como presidente rotativo do Mercosul, destacou que esse problema não deve atrapalhar a união da região ou a paz na América do Sul. Ele sugeriu usar todas as possibilidades dentro da Selac e da Unasur para resolver a questão de forma pacífica.
O presidente brasileiro também sugeriu que os países do Mercosul considerem uma declaração sobre essa situação, seguindo um rascunho que os chanceleres já concordaram. Essa declaração seria parecida com uma que foi feita em novembro, quando ministros da Defesa e Relações Exteriores se reuniram em Brasília, reforçando a ideia de paz e cooperação na região:
'Nós estamos acompanhando com crescente preocupação o desdobramento relacionado à questão do Essequibo, o Mercosul não pode ficar alheio a essa situação. Não queremos que esse tema contamine a retomada do processo de integração regional ou constitua ameaça a paz e a estabilidade. Caso considerado útil, o Brasil e o Itamaraty estarão à disposição para sediar qualquer e quantas reuniões forem necessárias.'
No final, Lula pediu o apoio dos países do Mercosul para oficializar a nota que os chanceleres e ministros da Defesa prepararam.
Lula se despede de Fernández como presidente da Argentina
Presidente da Argentina, Alberto Fernández, e Lula na Cúpula do Mercosul no Rio — Foto: Ricardo Stuckert / PR
Ele também falou sobre questões ambientais e a importância de tratar desse assunto na cúpula. Lula se despediu de Alberto Fernández, o presidente da Argentina, e falou sobre a derrota de Sérgio Massa, ministro da economia da Argentina, que poderia ter sido o sucessor de Fernández, mas não mencionou Javier Milei, o novo presidente eleito da Argentina.
A relação do Brasil sempre foi boa com a Argentina. Então, Alberto, é com muita tristeza, mas eu sei o papel importante que você jogou nesse seu período de governo. Lamentavelmente, eu acho que você merecia a melhor sorte. A economia poderia ter melhor sorte, mas aconteceu o infortúnio inclusive da pandemia e de uma seca que muita gente aqui foi prejudicada. É uma despedida triste para mim, que sou teu amigo pessoal
Como anda acordo com União Europeia?
Lula ainda comentou que fez tudo o que foi possível pra uma adequação do texto do acordo entre Mercosul-União Europeia, reconhecendo que a conclusão da aliança comercial não pôde ser concretizada enquanto o Brasil presidiu o bloco. Ele desejou sorte ao presidente paraguaio, Santiago Peña, que assume a presidência rotativa do Mercosul pelos próximos 6 meses.
Durante a tarde, os presidentes vão se reunir na Sessão Plenária, começando às 15h. Esse é um momento chave para as decisões do bloco, mas a imprensa só vai poder ver uma parte.
No fim do dia, por volta das 18h, é esperado algum posicionamento sobre o que foi acertado ao longo do dia.
Os eventos mais esperados incluem a assinatura de um acordo comercial com Singapura e a entrada oficial da Bolívia no Mercosul.
Veja fotos da Cúpula do Mercosul:
Cúpula do Mercosul no Rio de Janeiro — Foto: Ricardo Stuckert / PR
Presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, e Lula na Cúpula do Mercosul no Rio — Foto: Ricardo Stuckert / PR
Presidente do Paraguai, Santiago Peña e Lula na Cúpula do Mercosul no Rio — Foto: Ricardo Stuckert / PR
Presidente da Bolívia, Luis Arce, e Lula na Cúpula do Mercosul no Rio — Foto: Ricardo Stuckert / PR
Nenhum comentário:
Postar um comentário