Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com
Por Adriana Magalhães
As Unidades Básicas de Saúde dos bairros Saci, Lourival Parente e Bela Vista não têm vacina bivalente contra a Covid-19. A reportagem do Cidadeverde.com visitou as três unidades de saúde nesta quinta-feira (21), após receber denúncias de moradores da região.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) nega que esteja faltando vacina na capital e informou que a procura pela vacina tem sido grande, em alguns pontos da cidade, e que a reposição é feita sempre a UBS comunica o fim do estoque do imunizante.
Na UBS Leônidas Antônio Deolindo, no bairro Saci, fomos informados que o estoque de vacina bivalente acabou ontem (20). Uma funcionária, que não quis se identificar, revelou à nossa equipe que a Fundação está com estoque baixo deste imunizante, e por isso está enviando poucas doses para cada unidade de saúde.
No bairro Lourival Parente, a UBS São Camilo, também não conta com doses para aplicação. Uma servidora informou que o pedido foi feito e que a FMS e costuma levar um dia ou dois para que a reposição do estoque aconteça.
Já na UBS Durvalinho Couto, no Bela Vista o pedido de reposição foi realizado, mas ainda não há previsão quando a chegada do imunizante.
Leia também
Recesso de final de ano
Nas três UBS a reportagem foi informada que a FMS estuda um recesso para a próxima semana e, que por isso, não é possível afirmar se haverá vacinação.
A FMS iniciou no dia 11 de dezembro a aplicação da dose da vacina bivalente para o público prioritário (idosos e imunossuprimidos acima de 12 anos), por orientação do Ministério da Saúde.
Aumento dos casos de COVID-19 no Piauí
Na última terça-feira (19) o Comitê de Operações Emergenciais (COE) recomendou o uso de máscaras para idosos, pacientes imunossuprimidos (com imunidade baixa) e gestantes, devido o aumento de casos da covid no estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário