POR PORTAL V1
Foi realizado nesta quarta-feira (20), na sede do 23° Batalhão da Polícia Militar de Valença do Piauí, a solenidade de implantação da Patrulha Maria da Penha, onde teve a entrega do veículo lilás, símbolo do projeto e a apresentação da equipe responsável. Na ocasião, esteve presente o comandante geral, coronel Scheiwann Lopes, autoridades da polícia militar, civil e judiciário, bem como do poder executivo, legislativo, representantes de entidades religiosas, sociais e sociedade em geral.
A Patrulha Maria da Penha vai atuar no combate a violência doméstica com o objetivo de oferecer um acolhimento as vítimas e contribuir na fiscalização do cumprimento de medidas protetivas.
A coronel Elza, comandante do Comando de Policiamento Comunitário (CPCOM) destaca a descentralização da patrulha que além da capital já chegou em outras sete cidades, incluindo Valença. “Hoje nós entregamos a cidade de Valença, é a oitava cidade a está recebendo o serviço especializado da patrulha para atender as medidas protetivas de urgência que é a nossa principal missão”, explicou a coronel.
O comandante do 23º Batalhão de Valença, tenente-coronel Jairo, frisou a alta demanda do município no que se refere a violência doméstica. “Nós temos uma demanda muito grande na nossa cidade de atendimento da Polícia Militar com ocorrências envolvendo a violência doméstica, então, esse trabalho que está sendo implantado hoje, ele é importante para dar melhor atendimento e principalmente assistência às mulheres que são vítimas de violência doméstica”, enfatizou o comandante.
A presidente do Conselho da Mulher Esmeraldina Sousa que vem a mais de 20 anos lutando pelos direitos da mulher comemorou a implantação.
“É um grande salto político e uma graça para nós mulheres valencianas” resumiu.
O comandante do Comando de Policiamento do Semiárido (CPSA), tenente-coronel Antoni Soares falou sobre o pedido do governador Rafael ao comando geral.
“O Governo do Estado autorizou que o comandante geral fizesse os estudos para melhorar a segurança pública e o comando geral assim o fez e entendeu que uma das vertentes principais se não acabar mais pelo menos minimizar essa questão do flagelo social que é a violência doméstica”
A presidente da OAB – seccional de Valença, Martalene Anjos, parabenizou a chegada da Patrulha que trás um atendimento especializado. “Valença hoje está de parabéns, nós acreditamos que a luta contra a violência doméstica e familiar está ganhando força e hoje nós temos certeza que os agressores estão sendo intimidados apenas com a presença da viatura da patrulha feminina”, destacou.
A promotora Dra. Débora Aragão também se fez presente e lembrou a busca junto aos poderes para trazer a Delegacia da Mulher para Valença, sendo essa mais uma forma de combater a violência doméstica. “Nós já temos diligenciados junto ao Delegado Geral, ao secretário de Segurança Pública no sentido de agilizar a implantação da Delegacia da Mulher porque a necessidade, os números de violência doméstica indicam essa necessidade, Valença tem um número expressivo de violência doméstica”, ressaltou a promotora.
A Coordenadora Municipal dos Direitos da Mulher, Fabyula Batista, enfatiza que a Patrulha vai fortalecer a rede de combate e proteção da mulher. “A patrulha Maria Penha veio para reforçar ainda mais a nossa rede de apoio e proteger e acolher essas mulheres vítimas de violência doméstica uma vez que a patrulha, ela não só atende ocorrência desse teor, mas também realiza as fiscalizações das medidas protetivas”, reforçou Fabíola.
O prefeito Marcelo Costa, comenta que a implantação da Patrulha no município é uma conquista para toda sociedade valenciana. “É uma conquista importantíssima aqui para a nossa cidade de Valença, essa viatura que vem a contribuir e ajudar com essa violência doméstica contra a mulher, então hoje é um dia de comemoração onde a polícia se estrutura e nós só agradecemos”, disse o gestor municipal.
Com uma agenda lotada de viagens em todo o estado, o comandante geral do Piauí, Scheiwann Lopes, conta que essa rotina intensa é para garantir que todo o Piauí seja assistido, hoje em especial com a implantação da Patrulha Maria da Penha em Valença.
“Estamos aí nessa maratona, peregrinando por todo o estado do Piauí, de Norte a Sul, de Leste a Oeste, cumprindo a meta de governo do nosso governador Rafael Fonteles, que está para ser implantado em sua gestão e que ainda no primeiro ano está se tornando uma realidade, descentralizando e levando para todo o estado do Piauí, nas sedes de Batalhões”, disse o comandante geral.
1
Nenhum comentário:
Postar um comentário