Prefeitura e empresa fecham acordo e aparelhos de radiografia e ultrassom voltam ao HUT - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

28 de dez. de 2023

Prefeitura e empresa fecham acordo e aparelhos de radiografia e ultrassom voltam ao HUT

 Foto: HUT

Por Roberto Araujo

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou na noite desta quarta-feira (27) que os equipamentos de radiografia e ultrassonografia que haviam sido retirados do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) pela empresa The Imagem, que fornece os serviços para a FMS, foram devolvidos aproximadamente cinco horas após o recolhimento.

A empresa fez a retirada alegando atrasos de 18 meses nos repasses por parte da FMS. Além do aparelho de ultrassonografia e dois de radiografia que foram recolhidos do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), a empresa chegou a dizer que 38 equipamentos distribuídos em outras 12 unidades de saúde da capital seriam retirados também. No entanto, após um contato da prefeitura, a retirada foi suspensa. No entanto, o funcionamento dos equipamentos foi suspenso em todos as unidades de saúde de Teresina, sejam hospitais, maternidades ou clínicas.

A empresa confirmou ao Cidadeverde.com que, após o contato da Prefeitura Municipal, foi feito um acordo e os equipamentos foram religados ainda na noite de quarta (27).

Crise da saúde na capital

Após a retirada de equipamentos de ultrassonografia e radiografia do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) nesta quarta-feira (27), o Conselho Municipal de Saúde deverá apresentar um pedido de intervenção na saúde pública da capital. Os conselheiros estão elaborando um documento que pode ser apresentado ainda nesta quinta (28), a depender da decisão dos membros, que devem se reunir às 10h desta quinta (28). 

Familiares de pacientes reclamaram à equipe de reportagem do Cidadeverde.com que precisaram comprar medicamentos por conta da falta no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). A dona de casa Marcélia Helena, que está com a mãe internada por conta de uma pneumonia, disse que fez uma compra de medicamentos que somou mais de R$ 100,00 a pedido do médico.

"Ela foi internada ontem, está na semi UTI e ontem eu vim visitar, e estava em falta dos remédios, o médico perguntou se eu poderia comprar. Aí ele fez a receita e disse que poderia porque pela saúde né? A gente sempre dá um jeito. Aí a gente pegou comprou e hoje de manhã eu vim deixar o remédio que ela precisava", disse.

A Câmara Municipal de Teresina convocou para a primeira semana de janeiro uma sessão plenária extraordinária para discutir a crise na saúde municipal. Ainda não foi divulgada a data. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário