POR PORTAL V1
A Prefeitura Municipal de Francinópolis por meio da Secretaria de Educação, realizou nos dias 15 e 16 de dezembro, sua V edição da Feira Literária do município. O evento acontece tradicionalmente ao ar livre na praça Antônio Sobrinho (praça do Bambu), com apresentações culturais, arte, bate papo literário, contação de história, premiações, lançamento de livros, sessão de autógrafos, palestra sobre empreendedorismo, homenagens e oficinas de reciclagem.
Marcada por muitas homenagens, a secretária de Educação, Eliane Moraes, conta que essa é uma das formas de reconhecer e de visibilizar as contribuições dessas figuras ilustres como Sueli Rodrigues e Nego Bispo do município principalmente para a juventude.
“Anualmente a gente presta homenagem, agora também ao Nego Bispo que recentemente faleceu, nos deixou e os ensinamentos deles tão aí, a gente está tentando mostrar para nossa comunidade a importância que eles tiveram e que essas contribuições elas façam com que nossos jovens mudem até a sua forma de agir, de pensar no futuro”, analisou a secretária referenciando a era do imediatismo e midiático no qual a juventude está inserida, super valorizando o individual e deixando de lado a coletividade.
A secretária ainda falou da novidade implantada nesta edição da Feira Literária. “A gente traz como novidade este ano o cheque livro para os alunos classificados na etapa municipal do projeto Campeões de Leitura, que dá muito certo aqui, a nossa IV edição do Campeões de Leitura dentro da nossa V edição da Feira Literária, então a gente aproveita esse momento como uma prestação de contas das ações do decorrer do ano letivo”, disse Eliane Rodrigues que ainda ressaltou a contribuição da homenageada desse ano da feira, a escritora e professora Raimunda Melo (Raimundinha Melo).
“Ela é muito querida em Francinópolis, não só pela sua competência e contribuição a educação, é uma pessoa muito generosa, inclusive o projeto Campeões de Leitura é de autoria dela, então assim, é muita justo a homenagem a Raimundinha Melo, é uma professora que tem crescido muito nesse campo e tem contribuído muito”, destacou secretária.
A homenageada Raimundinha Melo elogiou o município pela realização da Feira Literária e seu compromisso com a educação. “Francinópolis está de parabéns pela realização desse evento que faz alusão a literatura, incentivando aí estudantes leitores, então trazendo essa pauta da importância da leitura para comunidade escolar”, ressaltou a homenageada.
A professora Francisca Nascimento que veio participar da Feira Literária e prestar uma homenagem a Nego Bispo e Sueli Rodrigues com uma comitiva de pessoas amigas e que desenvolviam trabalhos junto com essas figuras marcantes do município de Francinópolis, parabenizou a cidade pelo trabalho desenvolvido na educação.
“Os parabéns é para a cidade, olha a quantidade de pessoas, de jovens, de estudantes, de professores, a família ou seja, eu recorro exatamente aquilo que o Bispo diz, ou seja, a história coletiva, mas os personagens, aquelas pessoas que se destacam, aquelas pessoas que ajudam a colocar essa circularidade, essa história em andamento é muito importante a gente reconhecer, eu acho que a cidade só ganha”, enfatizou Francisca Nascimento.
O prefeito Paulo César conta que a Feira Literária de Francinópolis é uma ação exitosa. “Aqui é um sucesso, muitas pessoas homenageadas, esse ano a professora Raimundinha Melo”, disse o gestor, explicando que a Feira Literária serve também como uma prestação de contas do que vem sendo feito durante o ano.
“A culminância do sucesso do ano letivo, os alunos da rede municipal todos participam fazendo apresentações, aqui nós temos os Campeões de Leitura que são homenageados, recebem a sua premiação, então é um sucesso fechar o fim do ano com essa Feira Literária”, apontou o gestor que ainda lembrou de Sueli Rodrigues e Nego Bispo, filhos de Francinópolis que faleceram recentemente e que foram homenageados no município tanto em vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário