Por Luana Coutinho, CBN — São Paulo
22/12/2023 15h06 Atualizado há 2 horas
Conselho de Segurança da ONU — Foto: Reprodução
O Conselho de Segurança da ONU aprovou, nesta sexta-feira (22), a resolução para abertura de corredores humanitários permanentes em Gaza. A resolução foi aprovada com 13 votos a favor.
A versão atual do texto pede que sejam tomadas medidas urgentes para permitir imediatamente o acesso seguro de ajuda humanitária na Faixa de Gaza e que sejam criadas condições para um cessar-fogo sustentável, mas não pede o fim imediato dos combates. O conteúdo, que foi elaborado pelos Emirados Árabes Unidos, passou por duas semanas de discussão e negociações.
Rússia e Estados Unidos, que são membros permanentes do Conselho, se abstiveram da votação.
Também aliado de Israel, os EUA se posicionaram de acordo com a proposta de resolução que envolve o cessar-fogo. Após vetar duas resoluções anteriores, os americanos conseguiram apoio dos outros países membros para modificar o texto da proposta.
O Conselho de Seguranças da Organização das Nações Unidas é composto por cinco países com assentos permanentes, que possuem poder de veto de resoluções nas votações. Também integram o Conselho outros 10 países, com assentos rotativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário