Mina da Braskem: Governador do Alagoas vai se reunir hoje com Alckmin - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

5 de dez. de 2023

Mina da Braskem: Governador do Alagoas vai se reunir hoje com Alckmin



Por Mílton Jung e Cássia Godoy — São Paulo


05/12/2023 06h14 Atualizado há uma hora




Nos destaques do Jornal da CBN, estão novidades sobre a possível queda da mina da Braskem, o retorno de Lula ao Brasil e investigações da Polícia Federal.




BURACO DA BRASKEM




O governador de Alagoas, Paulo Dantas, vai se reunir hoje com o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, para discutir os riscos provocados pela Braskem em Maceió.


Na semana passada, o governo federal decretou estado de emergência na capital alagoana por causa da iminência de desmoronamento de uma mina da petroquímica.


Nessa segunda, a Defesa Civil de Alagoas informou que o ritmo do afundamento da mina diminuiu em relação à semana passada, mas continua o alerta máximo para o colapso.


Na sexta, o terreno afundava 2,6 centímetros por hora. Agora, está a uma velocidade de 0,26 centímetros por hora. No total, o solo já cedeu um metro e oitenta.


Durante um evento em São Paulo, o presidente da Braskem, Roberto Bischoff (BICHÓF), tentou minimizar a situação.


A mina que pode abrir uma cratera do tamanho do Maracanã fica no bairro do Mutange, a mais de dez quilômetros das principais praias e hotéis da capital alagoana.


O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, se reuniu com o presidente em exercício do Senado, Rodrigo Cunha, e com o ministro do Turismo, Celso Sabino, que tentou tranquilizar os turistas sobre os principais pontos da cidade.



Citando a crise em Maceió, a Braskem cancelou a participação na COP28, que ocorre em Dubai até o dia 12.


No pavilhão do Brasil na conferência do clima, a empresa participaria de dois eventos. Na sexta-feira, falariam sobre "O papel da indústria na economia circular de carbono neutro". Na segunda, dia 11, o tema seria "Impactos da mudança do clima e a necessidade de adaptação da indústria".


Convém lembrar que o presidente da COP28 em Dubai, Sultan al-Jaber, é também presidente da Adnoc, a empresa petrolífera estatal dos Emirados Árabes que tem interesse em adquirir participação na Braskem. No começo de novembro, a Anoc fez uma oferta de 10 bilhões e 300 milhões de reais pelo negócio.




LULA – VOLTA




O presidente Lula volta hoje ao Brasil, depois de participar da COP28 em Dubai e visitar a Alemanha.


Na quinta-feira, Lula vai participar da Cúpula do Mercosul na capital fluminense.


Antes de embarcar para o Rio, o presidente ainda tem alguns compromissos na Alemanha, incluindo um encontro com o ex-presidente alemão Horst Kohler.


Nessa segunda, Lula se reuniu com o primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz, com quem assinou acordos de cooperação; discutiu questões climáticas e a parceria comercial entre o Mercosul e a União Europeia.


Lula disse que não vai desistir das negociações, apesar dos ataques do presidente da França, Emmanuel Macron.




PARECERES - DINO E GONET




Os relatórios sobre as indicações do ministro Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal e de Paulo Gonet para a Procuradoria-Geral da República devem ser apresentados amanhã na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.


A indicação do ministro da Justiça já recebeu parecer favorável do relator do processo, o senador Weverton Rocha, do PDT do Maranhão.


No relatório, o senador elogia o currículo do ministro:



“Trata-se de uma figura reconhecida e admirada nos mundos jurídico e político. Ex-professor de duas universidades federais, mestre em direito, ex-juiz, senador, ministro de Estado, ex-governador, alguém que teve experiências exitosas no exercício de funções dos três poderes da República”.





No caso da indicação de Paulo Gonet para o lugar de Augusto Aras na PGR, o relator é o senador Jaques Wagner, do PT da Bahia, que ainda não apresentou o parecer.


Flávio Dino e Paulo Gonet serão sabatinados na Comissão de Constituição e Justiça do Senado no dia 13.




JUROS CONSIGNADO INSS




O Conselho Nacional de Previdência Social aprovou a redução dos juros de empréstimos com desconto em folha para aposentados e pensionistas do INSS.


A taxa do consignado tradicional foi reduzida de 1,84% para 1,80% ao mês. Nas modalidades de cartão de crédito, o índice caiu de 2,73% para 2,67% mensais.


Apesar da resistência dos bancos, o ministro da Previdência quer que a queda dos juros do consignado acompanhe a redução na taxa Selic, que é atualizada pelo Copom.


Carlos Lupi deixou claro que, se houver nova redução da Selic na semana que vem, o Conselho da Previdência vai diminuir os juros do consignado em janeiro.




JANONES X RACHADINHA




O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, atendeu ao pedido da Procuradoria-Geral da República e autorizou a abertura de inquérito para investigar a prática de rachadinha no gabinete do deputado André Janones, do Avante.


Em uma mensagem de áudio, gravada em 2019, o deputado afirma a assessores que eles teriam que devolver uma parte do salário para abater um prejuízo na campanha eleitoral de 2016.


A Polícia Federal terá um prazo de 60 dias para realizar diligências e ouvir Janones e os ex-assessores.


Na Câmara, o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, quer a cassação do deputado de Minas Gerais.


Em uma rede social, André Janones declarou que ficará comprovado que nunca houve qualquer crime cometido no gabinete dele e que ficou feliz com a rapidez com que tudo está sendo tratado.




BOLSONARO – JOIAS





Técnicos do Tribunal de Contas da União recomendaram que o ex-presidente Jair Bolsonaro devolva, em 15 dias, todo o acervo de presentes oficiais recebidos durante o mandato e não incorporados ao patrimônio da União.


A recomendação ainda será avaliada pelo relator da representação no TCU, ministro Augusto Nardes, que pode decidir se leva ou não o caso a plenário.


A deputada Luciene Cavalcante, do PSOL, que fez a representação ao TCU, apontou possível irregularidade no recebimento de presentes milionários dados pela Arábia Saudita ao casal Bolsonaro.




MINEIRINHO – COME QUIETINHO




O cantor Alexandre Pires foi alvo de um mandado de busca e apreensão da Polícia Federal na investigação que tenta desarticular um esquema de financiamento do garimpo ilegal na terra indígena Ianomâmi, em Roraima.


A diligência foi realizada no apartamento do cantor mineiro em Itapema, no Litoral Norte de Santa Catarina.


Segundo a investigação da Polícia Federal, Alexandre Pires recebeu R$ 1 milhão de uma mineradora investigada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário