Lula se reúne com autoridades e políticos de Alagoas para falar de mina da Braskem - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

12 de dez. de 2023

Lula se reúne com autoridades e políticos de Alagoas para falar de mina da Braskem



Por Mílton Jung e Cássia Godoy — São Paulo


12/12/2023 06h22 Atualizado há uma hora

Região onde se encontra a mina 18, no bairro Mutange, em Alagoas, capital do Maceió. — Foto: Robson Barbosa / AFP




O presidente Lula se reúne nesta terça-feira (dia 12) com autoridades e políticos de Alagoas para tratar da crise provocada pelo desmoronamento de uma mina da Braskem em Maceió. Participam do encontro o governador de Alagoas, Paulo Dantas; o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, além do presidente da Câmara, Arthur Lira, e do senador Renan Calheiros, que são adversários no Estado.


Renan Calheiros é autor do pedido de instalação de uma CPI para apurar as falhas cometidas pela Braskem, que deve ser instalada hoje no Senado. O presidente da Câmara é contra a comissão e o governo tenta adiar a instalação.


Nessa segunda-feira (dia 11), o governador Paulo Dantas se reuniu com moradores e prefeitos de cidades da região metropolitana de Maceió. O grupo redigiu um documento chamado "Carta de Alagoas", que cobra da Braskem medidas para minimizar os danos provocados pela mineração e estabelece ações prioritárias, como a criação de um comitê de crise permanente e a implementação imediata de um auxílio aos pescadores e marisqueiras.


A Defesa Civil de Maceió afirmou que o afundamento de parte da mina da Braskem levou junto o equipamento que era usado para medir a movimentação do terreno. Ainda assim, segundo a Defesa Civil, o risco de um novo desabamento diminuiu. No domingo, um buraco se abriu no fundo da Lagoa Mundaú e sugou um grande volume de água.


A Braskem afirmou ter instalado um novo sensor de monitoramento na área da mina 18. A empresa declarou que desde 2019 efetivou cinco acordos para resolver problemas causados pelas minas, que desenvolveu várias ações com os moradores atingidos e que mantém diálogo com todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário