Por Cássia Godoy
20/12/2023 06h15 Atualizado há uma hora
Presidente Lula — Foto: Foto: CLAUDIO REIS/Agencia Enquadrar/Agencia O Globo
O presidente Lula comanda hoje a última reunião ministerial do ano, a partir das 9h, no Palácio do Planalto. Cada um dos 38 ministros terá oito minutos para fazer um balanço do trabalho no ano e falar dos planos para 2024.
Ontem, Lula disse que o primeiro ano do terceiro mandato dele surpreendeu positivamente os analistas. Lula participou de um jantar com ministros do Supremo Tribunal Federal na casa do presidente da Corte, Luís Roberto Barroso.
Na entrada do jantar, Barroso conversou rapidamente com a imprensa e disse que o encontro era uma "conversa institucional" solicitada por Lula. Apenas os ministros André Mendonça e Carmem Lúcia não compareceram, e justificaram a ausência por estarem em viagem.
Indicado pelo presidente Lula para o STF e com o nome aprovado pelo Senado, o ministro da Justiça, Flávio Dino, também participou do jantar. A posse dele no STF está marcada para 22 de fevereiro. O jantar ocorre em meio ao mal-estar criado pela decisão do Senado de tirar poderes dos ministros do Supremo.
No encerramento dos trabalhos do Judiciário, o ministro Barroso defendeu a competência dos ministros da Corte para tomarem decisões individuais. Para o ministro, seria inviável que todas as decisões monocráticas fossem levadas a plenário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário