Governo lança Patrulha Cidadão e anuncia criação de conselhos comunitários - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

6 de dez. de 2023

Governo lança Patrulha Cidadão e anuncia criação de conselhos comunitários

 


 Imprimir
  • 2.jpegRenato Andrade/ cidadeverde.com
  • 3.jpegRenato Andrade/ cidadeverde.com
  • 5.jpegRenato Andrade/ cidadeverde.com

Por Paula Sampaio

O governador Rafael Fonteles (PT) participou, no final da manhã desta quarta-feira (06), da solenidade de lançamento da 
a Patrulha Cidadã, um “Ronda Cidadão”. Segundo o Chico Lucas, se trata de uma nova modalidade de policiamento da Polícia Militar do Piauí (PM-PI), que integrará a participação de cidadãos. 

À princípio, a Patrulha Cidadã integrará 90 policiais, com ingresso de mais 30 a partir de janeiro, distribuídos em 10 regiões de Teresina. A partir de janeiro, o modelo de policiamento também deve ser implementado em Parnaíba. 

“A gente vai lançar um tipo de policiamento que é o comunitário, mais próximo nos mesmos termos, vamos botar assim daquilo que já foi feito no passado, nós tivemos o Ronda Cidadão, a gente viu o que que deu certo e o que não deu certo, então, esse é um programa, onde a gente vai fazer uma proximidade com a comunidade e também vai atuar com os conselhos comunitários então não vai ser só policiamento, vai ter algumas outras ações de cidadania”, declarou. 

Uma novidade na Patrulha Cidadão será a criação de conselhos comunitários. Serão 10 em Teresina e 21 no interior do estado. 

“Isso tudo que o governador tinha já lançado, só que tudo a gente vai regulamentando, quem participa, quem não participa, que há uma preocupação inclusive é de saber quem serão os membros do conselho para evitar que algumas pessoas se infiltrem dentro do conselho de segurança, então a gente vai também permitir que haja ampla participação”, declarou. 

Também foram entregues entregues 132 novas viaturas para a PMPI, sendo 32 para a patrulha, além de duas ambulâncias de resgate para o Corpo de Bombeiros. 

As viaturas foram adquiridas com recursos oriundos do Tesouro Estadual, no valor de R$ 17 milhões. Os veículos são equipados com barras sinalizadoras de teto (sinalizador acústico-visual), rádio transceptor digital, capacidade para cinco pessoas, direção assistida, ar-condicionado e compartimento de transporte de presos.

Para o Corpo de Bombeiros, as ambulâncias de suporte avançado são equipadas com sinalizador óptico e acústico, equipamento de rádio comunicação, dois suportes de soro, cadeiras de rodas dobráveis e instalação de rede portátil de oxigênio. Com as novas ambulâncias, os atendimentos pré-hospitalares às vítimas de acidentes (politraumatizados), terão uma melhoria, possibilitando um serviço mais ágil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário