Governo do Espírito Santo decreta Estado de Alerta por causa de seca - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

8 de dez. de 2023

Governo do Espírito Santo decreta Estado de Alerta por causa de seca



Por Caíque Verli — Espírito Santo


08/12/2023 14h34 Atualizado há 2 horas

Rio Jucu, no Espírito Santo — Foto: Foto: Reprodução/ TV Gazeta




O Governo do Espírito Santo decretou Estado de Alerta em todo o estado por conta da seca na região. Com a nova determinação, ações que são reconhecidas como de desperdício de água, ficam passíveis de proibição e penalização pelas prefeituras. Entre essas ações estão: lavar vidraças, carros, calçadas, pisos e muros com o uso de mangueiras e regar gramados e jardins, entre outras.


De acordo com o diretor-presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), Fábio Ahnert, o Espírito Santo enfrenta uma situação atípica com poucas chuvas e temperaturas altas:




"Com a piora do quadro, o órgão decreta resolução de Estado de Alerta, em que a principal mudança é: o que era recomendação passa a ser obrigatoriedade. Os principais setores usuários de água, como agricultura, indústria e saneamento, vão ter que fazer reduções nas suas captações", explicou Fábio Ahnert, presidente da Agerh.






Recursos diminuídos




A agricultura terá que diminuir a captação em 20%; a indústria, em 25%; e as hidrelétricas, em 35%. Segundo a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), ainda não se pode afirmar que haverá racionamento no estado.


O não cumprimento das medidas implica em penalidades, que variam de uma advertência, aplicação de multas ou até mesmo interdição do processo produtivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário