Por Felipe Igreja — Brasília
11/12/2023 07h46 Atualizado há 5 horas
O Brasil realiza nesta semana as primeiras reuniões do G20, grupo que reúne as 20 maiores economias do planeta. O Brasil está na presidência do bloco e vai dar início à agenda de trabalho do grupo com uma série de encontros no palácio do Itamaraty, em Brasília.
Nos encontros, o objetivo do governo brasileiro é apresentar a agenda de trabalho do país para 2024, com base em três pontos principais: o combate à pobreza e à fome, a reforma de instituições globais, para incluir mais países emergentes, e o desenvolvimento sustentável do planeta. O Brasil quer propor uma iniciativa global para combater a fome e a desnutrição.
Os dois primeiros dias de reuniões em Brasília serão destinados para os encontros da chamada trilha de Sherpas, que são emissários pessoais dos líderes do G20, que supervisionam os trabalhos. O do Brasil é o embaixador Maurício Lyrio, secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Itamaraty.
De forma inédita, o Brasil também vai incluir nas conversas a chamada Trilha das Finanças, que trata de assuntos macroeconômicos estratégicos e é comandada pelos ministros das Finanças e presidentes dos bancos centrais dos países-membros. As duas trilhas fazem um encontro conjunto na quarta-feira e existe a expectativa de uma declaração do presidente Lula e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad ao longo da semana.
No total, o Brasil pretende realizar 130 reuniões do G20 ao longo do ano que vem, em 13 cidades do país. Ao final da presidência do país no bloco, será realizada uma cúpula do grupo, entre os dias 18 e 19 de novembro do ano que vem no Rio de Janeiro com a presença dos líderes dos países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário