COP28: Marina propõe criar instância de debates na ONU para eliminar combustíveis fósseis - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

9 de dez. de 2023

COP28: Marina propõe criar instância de debates na ONU para eliminar combustíveis fósseis



Por Mayara Subtil — Dubai


09/12/2023 19h06 Atualizado há 2 horas

Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, na COP28 — Foto: Estevam / Audiovisual / PR




A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, propôs neste sábado (9), na COP28, a criação de uma instância de debates na ONU para tratar da eliminação do uso de combustíveis fósseis. Essa fala ocorreu durante discurso da chefe da delegação do Brasil em evento de alto nível na Cúpula do Clima em Dubai.


O discurso da ministra Marina Silva, que foi breve, ocorreu durante uma reunião de ministros de Estado para tratar de ambição climática. A ministra reforçou que os países mais desenvolvidos devem assumir a liderança global no sentido de eliminar o uso de petróleo, gás e carvão nas próximas décadas.



O tom do discurso da Marina reforça a posição brasileira sobre o futuro do uso de combustíveis fósseis. O país defende que nações ricas sejam as primeiras a eliminar a produção e o consumo porque, no entendimento do Brasil, essas nações enriqueceram com as emissões de gases de efeito estufa e detêm de tecnologias e recursos suficientes que permitem uma transição mais acelerada para fontes de energia limpas.


As negociações em torno do futuro climático do planeta continuam a todo vapor, pelo menos até a próxima terça-feira (12), dia em que deverá sair o texto final da cúpula. Até lá, ainda terão muitos debates entre os países, sobretudo, acerca do uso de combustíveis fósseis - o ponto central para frear as emissões e conter o aquecimento da Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário