Por Samantha Klein
01/12/2023 10h36 Atualizado há 2 horas
O presidente Lula disse, na primeira sessão de alto nível da Conferência do Clima, a COP28, que a emergência climática já é uma realidade no Brasil. Ele citou a grave seca e crise hídrica enfrentada na Amazônia. Lula ainda cobrou o compromisso efetivo das nações ricas para conter o aquecimento global e reduzir a dependência dos combustíveis fósseis.
O petista ressaltou ainda que o desmatamento contribui para o aquecimento global e o uso de derivados do petróleo ainda é o maior emissor de gases do efeito estufa: 'o futuro da Amazônia não depende só dos amazônidas. O desmatamento em todo o mundo só responde por 10% das emissões globais. Mesmo que não derrubemos mais nenhuma árvore, a Amazônia poderá atingir seu ponto de não retorno se outros países não fizerem sua parte'.
Leia também:
Por outro lado, apesar da agenda de descarbonização da economia, o governo federal também segue apostando na autorização para explorar petróleo, ou seja, um combustível fóssil, na margem equatorial que fica na fós do Amazonas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário