Comissão dá parecer favorável para incorporar vacina contra dengue ao SUS - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

8 de dez. de 2023

Comissão dá parecer favorável para incorporar vacina contra dengue ao SUS



Por Larissa Lopes, CBN


08/12/2023 12h38 Atualizado há 26 minutos

Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue — Foto: Agência Brasil




A Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no Sistema Único de Saúde deu parecer inicial favoravel a incorporação da Qdenga, vacina contra dengue, ao Sus. O imunizante foi aprovado em março pela Anvisa e chegou à rede particular em junho. Decisão final da Conitec deve ser tomada ainda este ano, após consulta pública que foi aberta ontem e terá duração de 10 dias.


A Comissão recomendou inicialmente a incorporação do imunizante para localidades e públicos prioritários que serão definidos pelo Programa Nacional de Imunizações, considerando as regiões de maior incidência e transmissão e nas faixas etárias de maior risco de agravamento da doença. Segundo a ministra da saúde, Nisia Trindade, uma série de fatores ainda precisará ser analisada após a aprovação da Conitec.



A vacina Qdenga é produzida pela empresa japonesa Takeda. É voltada para um público entre 4 e 59 anos. A recomendação inicial da Conitec também está condicionada a uma proposta de redução de preço pela fabricante, compatível com a sustentabilidade do PNI. Apesar do desconto inicialmente oferecido, o valor por dose, de 170 reais, ainda é alto, considerando os demais imunizantes já ofertados. Nesse preço, o valor é duas vezes maior que as vacinas mais caras incluídas no programa.


De acordo com dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde, até dezembro deste ano, o número de casos prováveis de dengue aumentou 17% em comparação ao ano passado. As ocorrências passaram de 1,6 milhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário