Por Vinícius Bernardes — São Paulo
11/12/2023 06h16 Atualizado há 6 horas
Brasileiros quando embarcaram no Egito para voltar ao Brasil. — Foto: Ministério das Relações Exteriores/ divulgação
Avião com novo grupo de repatriados da Faixa de Gaza aterrissa no Brasil
0 seconds of 2 minutes, 9 secondsVolume 45%
00:00
02:09
A segunda aeronave com brasileiros que saíram da Faixa de Gaza chegou agora há pouco no Brasil. Quarenta e oito pessoas estavam a bordo. O voo partiu ontem (dia 10) do Cairo, no Egito, trazendo brasileiros e parentes palestinos. Do total, 47 deles cruzaram a fronteira pela passagem de Rafah, no sábado. Apenas uma das passageiras já estava no Egito, quando se juntou ao grupo.
Segundo o Planalto, o grupo deve ficar dois dias na capital federal, onde irá receber apoio médico e psicológico. Crianças que precisarem de vacinas também serão atendidas pelas equipes.
O embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, disse ao G1 que o grupo resgatado tem mais palestinos que brasileiros, já que muitos são parentes de pessoas que deixaram o território na primeira leva. São 37 palestinos e 11 binacionais brasileiro-palestinos.
Inicialmente, o Brasil apresentou uma lista solicitando o resgate de 102 pessoas neste segundo grupo. No entanto, 24 nomes foram vetados por Israel e Egito — os dois países revistam e autorizam quem pode ou não sair da Faixa de Gaza.
O governo brasileiro não havia informado os motivos para vetar os 24 nomes. Entre eles, sete têm cidadania brasileira.
Relembre o primeiro voo
No primeiro voo, em novembro, 32 pessoas deixaram a Faixa de Gaza com destino ao Brasil. A negociação entre as partes durou cerca de um mês até a autorização.
Com o novo resgate, o Itamaraty informou 30 brasileiros seguem em Gaza. Ainda não há previsão de um novo voo de repatriação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário