Angra dos Reis (RJ) decreta situação de emergência devido à destruição das chuvas - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

9 de dez. de 2023

Angra dos Reis (RJ) decreta situação de emergência devido à destruição das chuvas



Por Laís Vieira, CBN — Rio de Janeiro


09/12/2023 18h25 Atualizado há 2 horas

Casa alagada em Angra dos Reis após temporal. — Foto: Reprodução




A Prefeitura de Angra dos Reis decretou, na tarde deste sábado, situação de emergência por conta da destruição causada pelas fortes chuvas que caíram no município na Costa Verde do estado do Rio de Janeiro, totalizando um índice pluviométrico de 250 mm em menos de 24 horas. No bairro do Bracuí, dois idosos morreram em um asilo e mais de 300 moradores ficaram desabrigados. O decreto, publicado em Boletim Oficial, será válido por 180 dias. Ouça reportagem completa abaixo:


Durante uma live nas redes sociais do município, o secretário de Planejamento e Parcerias de Angra, André Luis Pimenta, afirmou que neste momento é necessário a colaboração do Estado e Governo Federal para reconstrução do lugar:




'Estamos trabalhando com o decreto de situação de emergência, com uma operação de levantamento de informações de tudo que ocorreu, juntamente à assistência social, ao serviço público, as atuações da Defesa Civil. Com isso, a gente consegue intervenção junto ao governo do estado e ao governo federal para uma atuação federativa buscando solucionar o que for identificado dentro da região. O município vem atuando desde 20h de ontem e tem a presença total do governo lá. Estão sendo colocadas unidades móveis, tendas, toda uma estrutura para que seja presencial esse atendimento à população.'





Em nota, o Governo do Estado informou que encaminhou 500 cestas de alimento, 500 kits de higiene, 500 kits de limpeza, 500 garrafas de água potável e 500 colchões. Agentes da Defesa Civil estadual também estão em contato permanente com a Prefeitura da cidade para dar apoio caso seja necessário. Neste domingo uma equipe do Inea irá a cidade para fazer a recuperação de trechos atingidos pelas chuvas no bairro Bracuí.


Um dia antes antes da chuva, o governador do Rio, Cláudio Castro, esteve na cidade e lançou um Conjunto Habitacional destinado às vítimas de um temporal ocorrido em abril do ano passado.


A prefeitura de Angra dos Reis informou que as fortes chuvas, combinadas com a maré cheia, causaram inundação no bairro Bracuí, com a água atingindo três metros de altura em alguns pontos. O Corpo de Bombeiros disse que foi acionado para uma ocorrência de inundação em um imóvel na Estrada Beira Rio, no bairro Bracuí. Os militares do quartel do Frade, com apoio do quartel de Angra, resgataram 26 idosos, que foram levados para um abrigo. Mas, o casal não resistiu. A água subiu rapidamente no asilo, e os dois não conseguiram acessar o segundo andar do imóvel. O casal foi encontrado sem vida - e a provável causa das mortes é afogamento.


O temporal começou por volta de 19h desta sexta-feira. A Defesa Civil Municipal começou a receber chamados da população logo após o início da chuva. Foi necessária a utilização de barcos e cordas para o resgate de idosos, acamados, crianças, e animais de estimação.


Nas redes sociais, moradores publicaram vídeos mostrando casas completamente inundadas. É possível ver que a água cobriu carros e motos, além de destruir imóveis. Desesperadas, as vítimas afirmam que perderam todos os bens.


As famílias atingidas agora precisam de doações de água, itens de higiene pessoal, material de limpeza, roupas e lençóis e alimentos não perecíveis. Os donativos podem ser entregues na Alameda Coronel Otávio Brasil, 253-B, Balneário.



O temporal também causou a queda de uma barreira na Rio-Santos. O deslizamento aconteceu na região do km 447, próximo ao Club Med, em Mangaratiba. O trecho chegou a ser interditado, devido ao grande volume de material que caiu sobre a pista. Não o houve registro de vítima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário