Em conversa com o Portal V1, nesta segunda-feira (20), durante a abertura da Semana do Bebê no município, o Prefeito Afonso Sobreira de Novo Oriente do Piauí, trouxe as dificuldades que o município vem enfrentando com as novas mudanças no sistema de regulação de exames pelo sistema HYDRA.
“O governo do estado a partir do dia 02 de outubro determinou que todos os exames do SUS seja feito através de regulação pelo sistema HIDRA e temos tido muita dificuldade com a marcação desses exames, lá na regulação não consta vaga, o paciente não chega até os laboratórios, as clínicas, deixa de ter essa assistência”, contou o gestor que vê a dificuldade de se conseguir marcar esses exames com preocupação, haja visto a urgência de muitos pacientes como gestantes que têm períodos certos para realizá-los.
Outra situação trazida pelo gestor, é o atraso no pagamento dos laboratórios e clínicas conveniadas. “Nós já estamos trabalhando setembro, outubro e hoje já é 20 de novembro e ninguém nunca recebeu o repasse desses valores que foram efetivamente feitos”, explica Afonso Sobreira.
Assim como Novo Oriente outros municípios do Vale do Sambito e de todo o estado vem sendo penalizados pela mudança. Segundo Afonso Sobreira já existe uma conversação sobre a problemática junto a Secretaria de Saúde do Estado e uma solução é aguardada por todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário