Piauí tem maior registro de linchamentos por número de habitantes, diz Observatório da Segurança - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

16 de nov. de 2023

Piauí tem maior registro de linchamentos por número de habitantes, diz Observatório da Segurança

 Foto: arquivo Cidadeverde.com

Por Yala Sena

O estudo “Pele Alvo: a Bala não Erra o Negro”, realizado pela Rede de Observatórios da Segurança revela que o Piauí é o estado com maior registro de linchamentos por número de habitantes. 

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira (16), mostra que São Paulo é o estado com mais casos, 39 vítimas,  porém, o Piauí  com cinco casos a menos, é o estado que mais preocupa, já que sua população é dez vezes menor que a paulista. Segundo o estudo, as principais vítimas são meninos negros vistos como suspeitos e que "mereceriam um corretivo".

Para a Rede “linchamentos são respostas da sociedade que desacredita do sistema de justiça e resolve os problemas com as próprias mãos em um ato bárbaro”. 

Em 2022, foram registrados 167 casos de linchamentos (132) e tentativas (35). 

Segundo a Rede “chacinas e linchamentos são indicadores cruciais de nossa humanidade. Sempre que uma chacina é executada, existe um recado para toda a sociedade”. 

O Rio de Janeiro acumula chacinas policiais com grande número de mortos e no período da análise registrou 40 eventos com 183 mortes. Em seguida vem Bahia, com 22, e Ceará, com 21. O estado cearense chama atenção com aumento de 75% no índice de chacinas de um ano para o outro (no período anterior foram 12 casos), além de ter o maior número de mortos em chacinas na região (75). 

Veja um resumo do relatório

  • Piauí é o estado com maior registro de linchamentos por número de habitantes
  • Polícia do Rio de Janeiro mata mais que todos os outros estados juntos
  • No Nordeste, polícia baiana é a que mais mata 
  • Maranhão tem o maior número de ações de policiamento no Nordeste
  • Bahia teve aumento de 47% em índices de violência contra a mulher
  • Pernambuco é o estado que mais mata mulheres trans 
  • Ceará quase dobra número de  chacinas com aumento de 75%, estado também é onde mais policiais morrem no Nordeste
  • Maranhão e Piauí têm os maiores indices de violência sexual contra crianças no Nordeste
  • São Paulo registra aumento de 15% na violência contra crianças e adolescentes

Polícia mata mais negros

O número de pessoas mortas pela polícia em apenas oito estados brasileiros chegou a 4.219 em 2022. Desse total, 2.700 foram considerados negros (pretos ou pardos) pelas autoridades policiais, ou seja, 65,7% do total. Se considerados apenas aqueles com cor/raça informada (3.171), a proporção de negros chega a 87,4%. 


Ranking das seis cidades com mais mortes de negros

O relatório da Rede de Observatórios da Segurança apontou ainda que Teresina concentra as mortes de negros no estado. Das 39 mortes, 22 ocorreram na capital e as vítimas são periféricos e jovens. De acordo com o estudo, 58% das vítimas que morreram são da faixa etária de 18 a 29 anos.  

O estudo diz que uma proporção de 88% de mortes  de pessoas negras no Piauí foram decorrentes de intervenção do estado.  
No estado, 79% da população é negra. 

“Quando cruzamos esses dados, é possível enxergar o quanto o racismo segue em alta e legitima a criminalização dos corpos pretos”, diz o relatório.

  •  

Nenhum comentário:

Postar um comentário