PF faz buscas em Teresina contra suspeitos de incitarem atos golpistas do 8 de Janeiro - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

29 de nov. de 2023

PF faz buscas em Teresina contra suspeitos de incitarem atos golpistas do 8 de Janeiro

 Foto: Eduardo F S Lima/Estadão Conteúdo

Por Yala Sena 

A Polícia Federal realizou nesta terça-feira (28) buscas em Teresina contra suspeitos de incitarem atos golpistas no dia 8 de janeiro. Somente na capital, cinco locais foram alvos de mandados. 

A ação integra a 21ª fase da operação Lesa Pátria, deflagrada para identificar participantes e financiadores dos atos antidemocráticos do início do ano. Também são cumpridos sete mandados de busca e apreensão.

Em 8 de janeiro de 2023, um grupo de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro  invadiu e depredou as sedes dos três Poderes, em Brasília. Depois do ocorrido, foi criada a CPI do 8 de janeiro, para investigar os ataques golpistas.

Segundo o STF, 2.151 pessoas foram presas em flagrante a partir tanto nos atos que levaram à depredação das sedes dos Três Poderes, quanto no acampamento em frente ao quartel general do Exército. 

Em nota, a PF disse que esta fase busca cumprir medidas judiciais em relação a sete investigados, todas expedidas pelo Supremo Tribunal. Duas buscas foram cumpridas também em Niquelândia, em Goiás. 

Na semana passada, a PF realizou a 20ª fase da Operação Lesa Pátria. Na ocasião, mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de João Pessoa (PB), Cabedelo (PB), Bayeux (PB), Mirassol do Oeste (MT) e Cáceres (MT).

De acordo com a PF, os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido e crimes da lei de terrorismo.

“As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário