Por Rebeca Lima
A Secretaria de Estado da Segurança Pública inaugura, nesta quinta-feira (16), a nova Unidade Integrada da Segurança Pública (UISP), no complexo turístico Cabeça de Cuia, no Encontro dos Rios, na zona Norte de Teresina.
Em entrevista ao Notícia da Manhã, o secretário de Segurança, Chico Lucas, destacou que o local foi escolhido por ser um ponto turístico da capital e receber um grande fluxo de pessoas.
“Na verdade, a lógica da Unidade Integrada de Segurança Pública é atender lugares onde há um grande fluxo de transeuntes, pessoas a pé. Então, primeiro foi na zona Leste, em um lugar onde você tem a Raul Lopes, a Potycabana, os dois shoppings naquela região e aqui, onde a cidade de Teresina nasceu, é nosso grande ponto turístico e que recebe um fluxo de turistas muito grande e precisava dessa atenção na segurança pública. Então, a ideia é essa”, destacou o secretário.
O local, considerado um dos pontos turísticos mais visitados da capital, passará a contar com o reforço de policiais militares, civis e bombeiros, com atendimento 24 horas. Também servirá como base de apoio para o policiamento fluvial, através do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), onde serão realizadas ações educativas, patrulhamento preventivo para a preservação, fiscalização e combate aos crimes ambientais.
“Aqui, nós vamos ter as três forças: Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar. Então, cada uma com suas missões. Por exemplo, o Corpo de Bombeiros na preservação, prevenção e no salvamento de vidas aqui na região; a Polícia Civil com o registro de Boletim de Ocorrência; e a Polícia Militar, tanto no policiamento ostensivo a pé como também no policiamento fluvial que será lançado aqui, já que aqui é o Encontro dos Rios, então você tem tanto o rio Poti, como Parnaíba e ele é o acesso a essas duas rotas”, acrescentou.
O investimento, com recursos do Tesouro Estadual, na ordem de R$ 390 mil, contempla ambientes climatizados, sendo duas salas para atendimento ao público, alojamento para os policiais, banheiro, copa, além de uma área de convivência, área cultural e estacionamento para viaturas. Toda a estrutura, com internet, computadores e mobília, segue os padrões para efetividade das atividades policiais.
Chico Lucas informou também que novas Unidades Integradas devem ser instaladas nas zonas Sul e Sudeste de Teresina.
“A ideia é ter uma em cada zona de Teresina, principalmente lugares com grande fluxo de pessoas, então a gente vai estudar uma na zona Sul e uma na zona Sudeste", reforçou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário