Milhares de romeiros do Piauí e outros estados do nordeste se reuniram neste domingo (12), no Encontro dos Santos em Santa Cruz dos Milagres. Logo nas primeiras horas do dia, caravanas e mais caravanas de fiéis vão se aglomerando na entrada da cidade carregando seus Santos de devoção para participar da tradicional procissão e missa em honra a todos os Santos.
Este ano, a missa solene foi presidida pelo Arcebispo Dom Juarez que pela primeira vez participou do encontro como Arcebispo Metropolitano de Teresina. Junto com ele muitos padres, diáconos e seminaristas estiveram presentes na celebração.
Em entrevista ao Portal V1, Dom Juarez, falou da grandeza que o Encontro dos Santos tem na vida dos romeiros e para o santuário. “Vejo aqui uma manifestação muito forte da nossa religiosidade que se manifesta nesse dia do Encontro de Todos os Santos, nós olhamos para os Santos com admiração, mas também o desejo de imitar suas virtudes que são santos porque foram seguidores, fiéis discípulos de nosso Senhor Jesus Cristo”, destacou o arcebispo.
O reitor do santuário, Pe. Raniere, conta que após a conclusão desse momento ímpar na vida da igreja, do santuário, a palavra que ecoa em seu coração é de gratidão.
“A palavra é gratidão, gratidão pela bondade do povo, pela programação bem realizada, bem executada, bem rezada, as pessoas estão de fato sedentas de Deus, de ouvir sua palavra, de um abraço afetuoso e acima de tudo da escuta, o povo quer ser ouvido e é aqui que encontra com tranquilidade essa escuta”, afirmou o reitor do santuário.
Pe. Raniere ainda ressalta o crescimento do Encontro dos Santos, que hoje recebe pessoas não só do Piauí, mas de outros estados vizinhos. “Essa romaria, ela de fato pegou, surgiu em 1990 com padre Davi e agora se expandiu não só para São Félix, mas para todo o Piauí, Ceará e Maranhão de modo especial”, frisou o sacerdote.
1
Nenhum comentário:
Postar um comentário