Hamas vai libertar mais dez reféns de Israel nesta terça (28), quinto dia de trégua em Gaza - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

28 de nov. de 2023

Hamas vai libertar mais dez reféns de Israel nesta terça (28), quinto dia de trégua em Gaza

 


Reféns do Hamas libertados se reencontrando com familiares — Foto: Menahem KAHANA / AFP

Reféns do Hamas libertados se reencontrando com familiares — Foto: Menahem KAHANA / AFP

Capa do audio - Jornal da CBN
Hamas vai libertar mais dez reféns de Israel nesta terça (28), quinto dia de trégua em Gaza
0 seconds of 5 minutes, 58 secondsVolume 45%
00:00
05:58
 


O grupo terrorista Hamas deve libertar hoje mais dez reféns israelenses, no quinto dia de trégua na Faixa de Gaza. Inicialmente, o cessar-fogo terminaria na segunda-feira, mas foi ampliado em dois dias depois de um acordo mediado pelo Catar e pelos Estados Unidos.


O porta-voz da Casa Branca, John Kirby, disse que 20 reféns devem ser soltos nesse período, entre mulheres e crianças. Israel vai libertar mais 60 prisioneiros palestinos durante a extensão da pausa no conflito.



Ontem, a Cruz Vermelha confirmou a libertação de 11 reféns israelenses, incluindo três cidadãos franceses, dois alemães e seis argentinos. Israel soltou 33 prisioneiros palestinos.





Lula viaja para a Arábia Saudita




O presidente Lula desembarca hoje na Arábia Saudita, por volta do meio-dia, no horário de Brasília, e se reúne com o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman.


Depois, o presidente vai ao Catar, pedir ajuda na liberação da segunda lista de brasileiros e palestinos que querem deixar a Faixa de Gaza.


Na sexta-feira, Lula discursa na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes.




Flávio Dino será sabatinado pelo Senado




O ministro Flávio Dino, indicado por Lula para uma vaga no Supremo Tribunal Federal, será sabatinado no Senado no dia 13 de dezembro.


A audiência foi marcada pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça, senador Davi Alcolumbre.


Flávio Dino foi escolhido pelo presidente Lula para a vaga aberta com a aposentadoria da ministra Rosa Weber.


O relator do caso na CCJ será o senador Weverton Rocha , do PDT, que fez parte da base política de Flávio Dino no Maranhão, mas rompeu com o antigo aliado nas eleições de 2022.


Para ser aprovado, o indicado pelo presidente passa por duas votações. A primeira, na própria CCJ, após a sabatina, onde precisa obter o voto da maioria simples. O colegiado tem 27 membros e a votação é secreta.


Depois, a análise é feita no plenário do Senado. Também em votação secreta, o indicado precisa ter o apoio de ao menos 41 dos 81 senadores.


Flávio Dino nasceu em São Luís do Maranhão e tem 55 anos. É formado em direito pela Universidade Federal do Maranhão e é mestre em direito público pela Universidade Federal de Pernambuco.


Ele foi juiz federal; presidiu a Embratur no governo Dilma Rousseff e governou o Maranhão por dois mandatos consecutivos.


No Ministério da Justiça, Flávio Dino foi convocado várias vezes por comissões do Congresso, onde protagonizou bate-bocas com parlamentares bolsonaristas por causa da postura em relação aos atos golpistas de 8 de janeiro.




Paulo Gonet indicado para a PGR




Indicado para a Procuradoria-Geral da República, Paulo Gonet é carioca e tem 62 anos. Graduado em Direito pela Universidade de Brasília, ele fez mestrado em Direitos Humanos Internacionais pela Universidade de Essex, do Reino Unido, e doutorado em Direito, Estado e Constituição, também pela UnB.


Desde julho de 2021, Gonet atua como vice-procurador-geral eleitoral. Na função, ele assinou o parecer que defendeu a condenação de Jair Bolsonaro na ação que tornou o ex-presidente inelegível por oito anos.


Presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso elogiou as indicações de Lula para o Supremo e para a PGR:


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral e ministro do Supremo, Alexandre de Moraes, também falou sobre as duas escolhas:


Os ministros Luiz Fux, Nunes Marques, Dias Toffolli, Gilmar Mendes e Cristiano Zanim também elogiaram a escolha de Flávio Dino e Paulo Gonet.


O advogado-geral da União, Jorge Messias, que chegou a ser cotado para a vaga no Supremo, destacou que Flávio Dino preenche os requisitos constitucionais para o cargo.


Agora, Jorge Messias é um dos favoritos do PT para assumir o Ministério da Justiça no lugar de Flávio Dino.




Janones é suspeito de praticar rachadinha




Partidos de oposição querem cassar o mandato do deputado André Janones, do Avante, por suspeita de rachadinha.


Um áudio revelado pelo portal Metrópoles mostra o parlamentar mineiro cobrando a devolução de parte dos salários dos assessores.


Os áudios foram captados em 2019, quando Janones foi eleito a primeira vez:


Para o líder da oposição na Câmara, Carlos Jordy, do PL, André Janones deve ser cassado:


Em nota, o deputado André Janones disse que os áudios foram retirados de contexto para tentar imputar a ele um crime que não cometeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário