O Instituto Federal do Piauí (IFPI) publicou nesta segunda-feira (27) o gabarito preliminar do Vestibular 2024 da instituição. As provas foram aplicadas no último domingo (26), na capital e em outros 15 municípios do Estado. O Vestibular teve mais de 11 mil candidatos inscritos. O gabarito pode ser acessado no site da instituição (Confira o link abaixo).
Arquivo / O DiaIFPI, em Teresina.
Nesta edição do Vestibular, o curso mais concorrido, em Teresina, foi o de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no Campus Teresina Central, com 27,95 candidatos por vaga. No interior, esse curso também foi o mais procurado, no Campus Floriano, com 8,75 candidatos por vaga.
O Vestibular contou com uma prova objetiva e uma redação. A objetiva teve 70 questões de múltipla escolha e considera as competências e habilidades definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Já a prova de redação constou na produção de um texto, dissertativo-argumentativo, no gênero prosa sobre o tema: "os desafios do combate a fome no Brasil".
O resultado final do Vestibular do IFPI será divulgado a partir do dia 29 de dezembro. Os participantes podem recorrer contra o gabarito preliminar nesta terça-feira (28), na página selecao.ifpi.edu.br.
Clique aqui e confira o Gabarito.
Desde 2022, IFPI voltou a realizar vestibular próprio
O processo seletivo próprio do IFPI ocorre após 13 anos utilizando o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como meio de entrada. A decisão de fazer o processo seletivo próprio do Ifpi vem após o Instituto entender que o Sisu estava apresentando dificuldades para o preenchimento de vagas.
Com o retorno do vestibular próprio, o IFPI quis regionalizar o meio de entrada à instituição.
Observamos que o arranjo produtivo, com a regionalização, perdeu força. Muitas vezes, o candidato que fez sua matrícula mora em outra cidade ou Estado, deixando essa vaga ociosa, deixando de oportunizar para aquele candidato da própria região. Todos nossos alunos que estão terminando o Ensino Médio no interior do Piauí têm a oportunidade de fazer um curso superior sem sair da sua própria região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário