O Articulador do Selo UNICEF de Francinópolis, Renato de Sousa, participou na manhã da última segunda-feira, dia 6 de novembro, do momento solene da assinatura do termo de cooperação entre o Selo Unicef e o Tribunal de Contas do Piauí. Logo após a assinatura do documento, o Tribunal de Contas, em parceria com o UNICEF, lançou o Projeto Primeira Infância na Conta Certa. Em seguida, foi inaugurada a Sala Selo UNICEF no Tribunal de Contas do Estado.
Na oportunidade o auditor de controle externo Gilson Araújo, diretor de Fiscalização de Políticas Públicas (DFPP), apresentou o projeto “Primeira Infância na Conta Certa”, pelo qual o TCE compromete-se a monitorar, capacitar e apoiar os municípios em suas ações voltadas para a primeira infância.
A primeira dama Isabel Fonteles, coordenadora do Pacto pela Criança, falou das ações iniciadas em abril com a “carretinha da criança”, já propiciou atendimento oftalmológico, pediátrico e social a mais de seis mil crianças. Ela, que estava representando o governador Rafael Fonteles, disse que o pacto visa coordenar as ações pela primeira infância. O comitê técnico atua com políticas de educação, saúde e segurança.
A chefe de saúde do Unicef Nacional, Luciana Phebo enfatizou sobre a necessidade de aumentar a cobertura vacinal, sobretudo das crianças de zero a três anos. Segunda ela, no Brasil inteiro os índices de vacinação caíram muito e é necessário que sejam identificadas as causas. “Será porque a ampola de vacina contra a pole dá dez doses e a pessoa do posto de saúde não quer abrir e perder algumas doses por falta de uso?”, indagou reiterando que é preciso um esforço coletivo para que esse objetivo seja alcançado.
O presidente do TCE, conselheiro Kennedy Barros, disse que estava orgulhoso de firmar esse pacto com o Unicef que vai permitir à Corte capacitar todos os municípios para que tenham seus comitês técnicos das crianças. Ele lembrou que recentemente esteve em uma reunião no Tribunal de Contas da União, quando foi apresentado um relatório de obras inacabadas no Brasil, sendo a maior delas. “Nós temos uma geração que viu as obras começarem e agora, sete e às vezes mais anos, elas não concluídas. “O pai que viu a obra começar e pensou que seu filho iria estudar ali, hoje está frustrado porque não conseguiu realizar o sonho. É cruel tirar a esperança das pessoas”, afirmou o presidente.
No turno da tarde, a equipe Intersetorial do Selo Unicef de Francinópolis participou de uma capacitação relacionada à estratégia Busca Ativa Vacinal e à agenda de atividades do segundo semestre do Selo UNICEF nos municípios inscritos. As secretarias de educação Eliane Morais e de saúde Dulce Orminda, assim como demais integrantes contribuíram com as discussões.
Colaboração: ASCOM TCE PIAUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário