Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com
Por Adriana Magalhães
Nesta segunda-feira (23), o governador Rafael Fonteles inicia agenda de compromissos internacionais na China. O governador chegou a Pequim (China), neste domingo, por volta das 4h.
Na agenda estão reuniões, visitas e assinaturas de documentos com entidades da China, Japão e Coréia do Sul.
Confira agenda desta semana, do governador Rafael Fonteles, na Ásia.
Segunda-feira (23)
O governador Rafael Fonteles cumpre agenda na região de Pequim (Beijing), na Zona Internacional de Demonstração de Energia de Hidrogênio – Daxing.
Lá, ele participa de reunião estratégica para alinhar os projetos de infraestrutura do Piauí com as capacidades técnicas e o potencial da China Communications Construction Company (CCCC) e da sua subsidiária, China Communication Trading & Supply Co. Ltd (CCTSC).
Na oportunidade, o gestor apresenta o projeto Intermodal e retoma a discussão da parceria iniciada, em Teresina, com a CCCC South América.
A CCCC tem interesses em infraestrutura de transporte, portos, aeroportos, energias renováveis, saneamento e segurança hídrica. A CCTSC possui estratégias voltadas para rotas de comércio em minério de ferro, uma commodity estratégica para o Estado.
A comitiva participam, também, de reunião na Genertec International. O encontro vai alinhar a estratégia dos projetos de infraestrutura do Piauí com a capacidade técnica e o potencial da empresa. No encontro, o governador vai apresentar o projeto Intermodal do Estado e assinar um Memorando de Entendimento (MoU) com a empresa. A Genertec International tem interesses em infraestrutura de transportes, portos e energias renováveis.
Terça-feira (24)
O governador se reúne com lideranças da Siderúrgica Hebei Iron and Steel Group Co / HBIS. Ele visita, ainda, o showroom da Huawei, em Pequim, para apresentação pela empresa dos serviços e produtos voltados para Smart Cities e Segurança Pública.
Quarta-feira (15)
A comitiva piauiense realiza visita técnica ao Centro do Porto do Futuro de Xiamen (Hairun Building) e ao Terminal Hairun, na região de Xiamen, Fujian.
O Terminal Hairun é considerado o primeiro Porto Inteligente da China, com operação totalmente integrada por meio de um sistema de gerenciamento inteligente que resulta na maior precisão nas movimentações logísticas e redução de custos operacionais.
O Piauí busca cooperação no compartilhamento de práticas que podem ser aplicadas no Porto de Luís Correia. O encontro deve resultar na assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU).
No mesmo dia, os piauienses visita a Zona Piloto de Livre Comércio de Xiamen, que tem como referência a inovação para o desenvolvimento de sua cadeia de suprimentos, comércio offshore e economia digital.
A Zona de Xiamen possui clusters industriais característicos e é um grande canal logístico internacional. No encontro, será celebrado termo de parceria no desenvolvimento de inovação, cooperação de investimentos e rede de rotas.
Ainda no dia 25, acontece a visita ao Centro de Parceria dos BRICS sobre Nova Revolução Industrial e Inovação (BPIC).
O Centro de Parceria dos BRICS foi criado com o objetivo de promover a Inovação, Conhecimento e Negócios para os países da parceria. Esses pilares são atualmente realizados pelo Centro por meio de Think Tanks, treinamentos e desenvolvimento de projetos visando ao comércio e investimentos.
Na oportunidade, serão iniciadas as discussões sobre a implantação do Escritório Internacional da Investe dentro do BPIC. O governador deve visitar o local onde será instalado o escritório e assina um Memorando de Entendimento (MoU) para firmar a parceria e iniciar o estudo da implantação do escritório.
O governador também terá encontro com lideranças da Cidade de Xiamen, organizado pela Prefeitura de Xiamen.
Quinta-feira (26)
Já no dia 26 de outubro, a comitiva do Piauí participa de um evento de Matchmaking entre empresários de Fujian e empresários piauienses.
Consta na programação do dia, a assinatura do Acordo de Amizade entre Fujian e Piauí; assinatura MoU entre Porto de Xiamen e Porto de Luís Correia; assinatura de MoU entre Zona Piloto de Livre Comércio de Xiamen e ZPE de Parnaíba.
Sexta-feira (27)
No dia 27 acontece a viagem de Fuzhou a Xangai. No mesmo dia, está agendada reunião com a presidenta Dilma Rousseff, no New Development Bank (NDB). Na pauta, a apresentação da Carteira de Projetos do Estado do Piauí e a busca de apoio institucional e financiamento do NDB para o desenvolvimento do Piauí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário