Previsões apontam para poucas chuvas nos últimos meses do ano de 2023 no Piauí - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

31 de out. de 2023

Previsões apontam para poucas chuvas nos últimos meses do ano de 2023 no Piauí

 

Por Bianca Vasconcelos (*)

Com temperaturas ultrapassando os 40°C nos últimos meses, parte do estado do Piauí não deverá ter mudanças nos próximos meses. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para os meses de novembro e dezembro de 2023 e janeiro de 2024 apontam que a maior parte do estado deverá ter poucas chuvas.

A previsão aponta que no Norte do Piauí, deve continuar com tempo mais seco e pouca previsão de chuvas. Já no Sul do estado, em especial na região dos Cerrados, o próximo trimestre deve ter precipitações.

Em entrevista ao Jornal do Piauí, o climatologista Werton Costa explica que os próximos meses terão diferentes perspectivas de precipitação a depender da região do Piauí.

"Já tem algumas chuvas em novembro, a gente vai ter um sistema frontal, já temos umas chuvas esporádicas, a gente tem também entrada de umidade amazônica, agora na faixa Norte, ela é mais seca naturalmente, o El Niño apenas potencializa".

O especialista também explica que o atual período de altas temperaturas se deve a vários motivos, entre eles está o fenômeno El Niño. Um fenômeno natural que altera temporariamente a distribuição de umidade e calor no planeta.

“O El Niño, o que ele faz, a falta de chuva é por conta de uma camada de ar muito seco que cria uma pressão elevada impedido a formação das nuvens. Então, enquanto esse fenômeno estiver posicionado sobre o Norte e Nordeste do Brasil, todo corredor de umidade sofre um desvio. Mas isso vai realmente dificultar a entrada total da umidade? Não, nós teremos chuvas sim, inclusive todas as previsões apontam para isso,” afirmou Werton Costa.

A região Sudeste segue sendo uma área que enfrentará bastante dificuldade do ponto de vista climático. Além do clima semiárido, essa região oscila entre picos de temperaturas mais elevadas e picos de baixa umidade.

Ainda de acordo com o climatologista, em novembro, as chuvas com condições termodinâmicas juntamente com o calor, pode ser torrencial (chuvas geralmente rápidas e com a ocorrência de trovões e relâmpagos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário