A valenciana Amanda Ravenna Alves Marinheiro juntamente com outros acadêmicos do 10° período de Psicologia participaram nos dias 8, 9 e 10 de setembro, do IX Congresso Piauiense de Saúde Pública e V Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba. O evento aconteceu no litoral do Piauí e reuniu vários profissionais e estudantes do país discutindo acerca da saúde pública oferecida no Brasil.
Amanda Ravenna em parceria com Clarice Mendes, Cyntia Moraes, Palôma Araújo, Amanda Freitas, Amanda Maria e Ms. Pedro Wilson, apresentaram o trabalho: “Elaboração de uma saúde acessível ao público surdo: um relato de experiência” e abordaram o atendimento do público surdo e a capacitação dos profissionais de ambiente hospitalar para melhor atender essas pessoas, fazendo com haja uma melhora na comunicação por meio do atendimento inclusivo.
Outro trabalho apresentado por Amanda Ravenna em conjunto com Palôma Araújo, Sayla Diovana e Ms. Pedro Wilson foi o artigo: “Saúde Mental e o Espectro Assexual: subjetividades e as implicações na saúde mental.” O artigo apontou dificuldades que o público assexual enfrenta diante do preconceito e falta de conhecimento da sociedade, contudo, o trabalho buscou compreender as subjetividades do espectro assexual e suas implicações na saúde mental.
Amanda Ravenna conta que ela e as colegas observaram que ainda há muita desinformação sobre o público assexual e isso dificulta que tenham um atendimento respeitoso e de qualidade. “No trabalho sobre assexualidade eu, Sayla e Palôma vimos que a falta de informação sobre esse público gera muitos preconceitos e corrobora para o sofrimento e invalidação desses indivíduos, meu maior desejo ao construir esse trabalho era de trazer informações relevantes sobre esse tema e alcançar as pessoas”, afirma.
A jovem acadêmica também relatou o que levou a produção do artigo sobre o público surdo. “Durante nosso estágio no hospital percebemos que os profissionais não estavam preparados para ofertar um atendimento de qualidade para os surdos, então por isso elaboramos o mini guia com os sinais de libras mais utilizados dentro do hospital para que eles pudessem se comunicar e esse público usufruir do seu direito à saúde”, enfatiza Amanda.
A valenciana Amanda está na reta final para conclusão da formação superior em psicologia e demonstra interesse na área de pesquisa.
VEJA TAMBÉM
Nenhum comentário:
Postar um comentário