Uma estudante de 14 anos morreu em grave acidente envolvendo um ônibus escolar na zona rural da cidade de José de Freitas, no começo da tarde desta quinta-feira (14). O óbito foi confirmado ao Cidadeverde.com pela secretária municipal de Saúde, Sara Farias.
De acordo com a Prefeitura de José de Freitas, 29 estudantes deram entrada no Hospital Nossa Senhora do Livramento, que fica na cidade. A adolescente que morreu é Erica Pereira dos Santos, que teve o óbito constatado na unidade de saúde.
O Samu Estadual foi o chamado para a ocorrência aconteceu por volta de 12h30, com a informação que várias crianças estavam no local e aguardando resgate. Segundo Cristianna Evangelista, coordenadora de enfermagem do Samu Estadual, foram enviadas quatro ambulâncias, sendo uma de José de Freitas, uma do Samu de Teresina, uma de Altos e ainda uma do Samu Estadual.
Das 29 que deram entrada no hospital, algumas foram liberadas com lesões leve e 11 delas foram transferidas para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Duas crianças estão em estado grave. A maioria das estudantes está com lesão na cabeça, braços e pernas.
A assessoria de comunicação da prefeitura de José de Freitas confirmou que o acidente aconteceu em uma curva na comunidade Tinguis, na zona rural do município e que o veículo levava crianças com idades entre 10 e 14 anos que estudam na Escola Municipal José Amado de Oliveira. Informações preliminares apontam ainda que o ônibus estava com a lotação máxima por se tratar do horário de pico do transporte escolar no município.
O portal obteve informação que o motorista do ônibus escolar se apresentou na Delegacia da cidade.
Foto: Arquivo Pessoal
A Prefeitura de José de Freitas mobilizou os servidores das Secretarias de Educação e Saúde para todo atendimento aos estudantes feridos e orientação aos pais.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou que, ao tomar conhecimento do acidente ocorrido com um ônibus escolar municipal na cidade de José de Freitas, enviou 6 ambulâncias do SAMU Estadual para ajudar no atendimento e na transferência de pacientes para Teresina, além do reforço disponibilizado pelo SAMU de Teresina e do próprio município de José de Freitas.
O Corpo de Bombeiros também foi acionado com todas as suas equipes para atender a ocorrência.
Ao Cidadeverde.com um funcionário do HUT confirmou que oito estudantes deram entrada no hospital.
O enfermeiro Francisco Alex, do Samu, informou que as vítimas estão estáveis.
"As crianças estão clinicamente estáveis, com fraturas e ferimentos confusos. Mais crianças devem ainda ser transferidas para o HUT", informou.
Por volta das 16h30 mais duas crianças foram transferidas do hospital de José de Freitas para o HUT.
VEJA TAMBÉM:
- Mãe da estudante que morreu em acidente de ônibus passa mal ao chegar no hospital
- "Ia muito ligeiro", diz aluno que sobreviveu ao acidente com ônibus escolar
Prefeitura garante a apuração criteriosa dos fatos
A prefeitura de José de Freitas garantiu que fará uma investigação criteriosa para apurar as causas do acidente. Segundo a prefeitura, o ônibus é novo.
Veja trecho do comunicado:
“Neste momento, toda a equipe da Prefeitura está voltada para dar suporte às vítimas e às famílias, com a transferência dos feridos que estão no Hospital Nossa Senhora do Livramento para o HUT, em Teresina.
O ônibus era novo e o motorista contratado por meio de teste seletivo.
Nesse momento, a prioridade é cuidar dos feridos e das famílias atingidas.
A Prefeitura garante ainda que vai tomar todas as providências para garantir a apuração criteriosa dos fatos”.
Boletim Parcial do HUT
Na tarde de hoje, (14), o HUT foi mobilizado para receber múltiplas vítimas de um acidente grave com ônibus escolar em José de Freitas.
Até o momento 16 pacientes deram entrada, o atendimento foi prioritariamente pela emergência infantil (12 pacientes).
09 pacientes já foram liberados para casa.
01 paciente apresentou indicação cirúrgica de emergência.
Os demais apresentam escoriações e fraturas ortopédicas (nenhuma exposta) e seguem em acompanhamento.O HUT reitera sua missão de salvar vidas, colocando a disposição o atendimento multiprofissional, incluindo apoio social e psicológico as vítimas e familiares.
***Em atualização
Dr. Italo Costa
Diretor Geral
As crianças que chegaram no HUT estão com lesões e fratura, mas conscientes. Cerca de 14 estudantes já deram entrada no HUT. Os alunos foram encaminhados a Teresina para que possam passar por uma bateria de exames.
Uma das vítimas do acidente da Escola Municipal João Amado de Oliveira já foi liberada do HUT. A família não quis falar com a imprensa.
Aguarde mais informações...
Nenhum comentário:
Postar um comentário