Secretário garante ajuda ao HUT, em caso de colapso, mas pede que Prefeitura procure Governo Federal - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

20 de set. de 2023

Secretário garante ajuda ao HUT, em caso de colapso, mas pede que Prefeitura procure Governo Federal

 Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Por Paula Sampaio 


O secretário Estadual da Saúde do Piauí (Sesapi), Antônio Luiz, afirmou nesta quarta-feira (20) que o governo do Estado socorrerá a Prefeitura de Teresina na gestão do Hospital de Urgência (HUT) da capital, caso haja um colapso, devido à situação financeira da cidade. Porém, destacou que é importante que o Palácio da Cidade intensifique diálogo com o Governo Federal sobre aporte maior para a saúde. 

“O nosso foco é buscar recursos federais. Essa parte do HUT ir para o Estado do Piauí já foi apresentada pelo prefeito Pessoa no começo do ano, mas não levamos em consideração isso porque eu acho que cada um tem a sua função. E aí, se for obrigado por algum colapso, o Estado vai ter que entrar para ajudar, mas sempre buscando ajuda federal para poder suportar, porque lá o custo é alto e as pessoas buscam e não pode parar”, pontuou. 

Antônio Luiz reforçou que igualmente as cidades sofreram com perdas no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), os governos também com a diminuição dos decênios do Fundo de Participação dos Estados.

Segundo ele, o próprio Palácio de Karnak aguarda ajuda federal 

“Eu acho que nós temos que dialogar com o Ministério da Saúde, tentar que o SUS consiga aportar mais recursos para que o HUT consiga melhorar o atendimento e não ter algum colapso. Obviamente que o Estado pode ajudar nas suas limitações, mas o Estado também está com problema de financiamento da saúde. Não é só os municípios. O único poder que tem capacidade de, realmente, suportar e ajudar é a União, que pode gerar recursos e colocar nos Estados. Agora, aconteceu de queda de FPE e FPM, e o governo federal mandou uma lei para o Congresso para fazer um aporte de ajuda financeira para que, pelo menos, garanta que o FPE deste ano seja igual ao do ano passado”, disse. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário