Por Breno Moreno (Com informações do Jornal do Piauí)
A licitação da Prefeitura de Teresina, para aquisição de 120 novos ônibus para o transporte público, chegou a fase final nesta segunda-feira (18), após a abertura dos envelopes com as propostas das empresas habilitadas. A vencedora do certame foi a Volkswagen, que cobrou o menor valor unitário por veículo, cerca de R$ 912 mil.
Terminada a etapa da tomada de preço, será feita a análise das documentações para a homologação da licitação. Concluído todos os trâmites, será efetuada a assinatura do contrato de R$ 134 milhões entre o município e a forncedora.
"Acredito que, se não tiver nenhum impedimento no momento, nenhum percalço, agora com essa documentação, acreditamos que até o final da outra semana, mais tardar em 15 dias, a gente finalize isso e tenha a homologação", explica Bruno Pessoa, superintendente municipal de Transportes e Trânsito (Strans).
Uma das exigências contidas no edital de licitação é que os ônibus sejam equipados com ar-condicionado, acessibilidade e wi-fi. A previsão é que a vencedora da licitação efetue a entrega dos novos ônibus em até quatro meses após assinatura do contrato com o município, que fará a cessão dos veículos as empresas que operam o sistema.
"Será patrimônio da população de Teresina. Como já ocorre em outras capitais, faremos a cessão do bem público e os consórcios irão operar, fazer a manutenção e também com os trabalhadores no sistema. Fazemos essa sessão e ocorre normalmente a operação", enfatiza o superintendente da Strans.
A expectativa é que a aquisição de novos veículos reforce o quantitativo da atual frota de ônibus em operação no transporte público da capital. De acordo com Bruno Pessoa, o objetivo é diminuir o deficit nas principais linhas, principalmente nos horários com maior volume de passageiros.
“A gente sabe que o tempo de espera de algumas linhas é muito grande, mas com essa aquisição de mais veículos, poderemos ofertar mais viagens para a população, melhorar a quantidade de viagens, diminuir o tempo de espera na parada do usuário para que no entre-pico a gente não tem dificuldade”, conclui o gestor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário