IML do Piauí vai receber 13 novas viaturas para transporte de cadáveres - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

30 de set. de 2023

IML do Piauí vai receber 13 novas viaturas para transporte de cadáveres

 Foto: Ascom / SSP

Por Adriana Magalhães

O Instituto Médico Legal do Piauí (IML) vai receber 13 novas viaturas para transporte de cadáveres na próxima segunda-feira (02). Hoje o órgão conta com quatro viaturas, que fazem esse serviço em todo o Estado.

No total, o Governo do Estado vai investir mais R$ 3 milhões na compra e aparelhamento das viaturas.
As novas viaturas serão pick-ups, com tração 4 x 4, adaptadas para o transporte de até quatro cadáveres ao mesmo tempo e equipadas com sistema de comunicação por rádio.

“Um rabecão deve possuir um compartimento especial para o transporte do caixão. Esse compartimento é, geralmente, localizado na parte traseira do veículo e é projetado de forma a garantir a estabilidade e a segurança do caixão durante o transporte”, explica Antonio Nunes perito geral da Polícia Científica do Piauí.

O compartimento destinado ao transporte dos cadáveres deve ser separado do ambiente em que viaja a equipe da Polícia Científica. É exigido, ainda, o transporte dos corpos seja feito em ambiente refrigerado, para garantir a conservação dos corpos nos trajetos mais longos e nos dias de mais calor.

“Um rabecão deve possuir um sistema de refrigeração, que permite a conservação do corpo por um período maior de tempo. Esse sistema é, especialmente, importante em casos de óbitos ocorridos em locais distantes ou em períodos de calor intenso”, explica o perito-geral do IML Piauí.

Segundo Antonio Nunes, perito geral da Polícia Científica, as viaturas serão utilizadas nas cidades piauienses em que há presença da polícia médico-legal. São elas: Teresina, Parnaíba, Piripiri, Campo maior, Floriano, Oeiras, Picos, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Corrente e Uruçuí. Nestes municípios há presença da polícia médico-legal.

Ainda segundo o perito-geral as viaturas estão sendo solicitadas, via ofício, ao Governo do Estado desde o ano de 2014.
“Há um tempo chegou a acontecer a licitação, mas a empresa vencedora desistiu da venda porque os veículos sofreram um aumento de preço no mercado”, explicou o perito-geral do IML Piauí.

A solenidade de entrega acontece na sede do IML no bairro Saci, na zona Sul de Teresina, a partir das 8. Participam da entrega o secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, o delegado-geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko, e o perito geral de Polícia Científica, Antonio Nunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário