Equipe de Francinópolis participa de fórum de adesão ao programa Busca Ativa Vacinal pelo UNICEF - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

23 de set. de 2023

Equipe de Francinópolis participa de fórum de adesão ao programa Busca Ativa Vacinal pelo UNICEF



A secretária de saúde de Francinópolis, Dulce Orminda acompanhada pelo articulador do Selo Unicef Renato de Sousa, pela coordenadora da sala de vacina Hortência e pela psicóloga Jéssika participaram em Teresina na sede da APPM na última quarta-feira (20) do fórum para a adesão do Piauí ao programa de Busca Ativa Vacinal pelo UNICEF.

O evento reuniu Coordenadores Municipais de Imunização, Secretários de Saúde, Articuladores do Selo UNICEF e Mobilizadores da Educação, o evento contou com a presença da Primeira-Dama e Coordenadora do Pacto Pelas Crianças, Dra. Isabel Fonteles; do Secretário de Estado da Saúde, Antônio Luiz; do Superintendente de Gestão Executiva da Seduc, Rodrigo Torres, representando o Secretário da Educação, Washington Bandeira; e da Superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios, Leila Marília da Silva Santos.

Na ocasião, foi apresentada a situação de imunização de Crianças no Piauí, oferecendo uma visão detalhada do cenário atual de vacinação no estado, além da apresentação da Estratégia do UNICEF para Cobertura e Busca Ativa Vacinal, expondo os detalhes dessa estratégia que visa aprimorar a cobertura vacinal em todo o estado. O momento contou ainda com uma demonstração das funcionalidades da plataforma de Busca Ativa Vacinal para auxiliar na busca ativa de crianças que ainda não foram vacinadas.

Com a adesão, a expectativa é que o Piauí alcance altos índices de cobertura vacinal e garanta um futuro mais saudável para as crianças. A mobilização de Coordenadores Municipais de Imunização, Secretários de Saúde, Articuladores do Selo UNICEF e Mobilizadores da Educação almeja contribuir para a iniciativa. Pelo menos 143 municípios estão trabalhando ativamente para conseguir o Selo Unicef, que tem como meta mais de 90% de cobertura em 20 vacinas disponíveis na tabela do SUS.

SOBRE A BUSCA ATIVA VACINAL

A Busca Ativa Vacinal (BAV) Usa uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizada gratuitamente para os municípios (https://buscaativavacinal.org.br) e contribui para identificar crianças menores de 5 anos com atraso vacinal ou não vacinadas; estabelecer estratégias para encaminhamento delas aos serviços de saúde e atualizações de vacinação; monitorar a cobertura vacinal; acompanhar a situação vacinal da população-alvo; e identificar e responder a vulnerabilidades que levam à não vacinação. A estratégia incentiva a participação de diferentes áreas na BAV como Saúde, Educação, Assistência Social, entre outras, fortalecendo a rede de garantia de direitos.

Colaboração: SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário