TCE dá prazo para que Prefeitura de Pimenteiras apresente relatório de gastos com empresa - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

23 de ago. de 2023

TCE dá prazo para que Prefeitura de Pimenteiras apresente relatório de gastos com empresa



Por determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), a gestão da prefeita de Pimenteiras Maria Lúcia de Lacerda, tem até setembro para apresentar à Corte de Contas relatório de tomada de contas especial com o objetivo de identificar os contratos de maior valor entre 2016 e 2019 realizados entre o município de Pimenteiras e a empresa George Maciel Engenharia LTDA, solicitando a prestação de contas dos respectivos contratos e averiguando a possibilidade de dano ao erário. A prefeitura teve 180 dias para realizar a fase interna do procedimento, com prazo de início em março último.

Segundo informações de relatórios internos do TCE, “George Gomes Maciel e Osmídio Maciel Gomes Filho são irmãos (parentesco de segundo grau na linha colateral) e ambos integraram a sociedade George Maciel Engenharia Ltda. até as vésperas do início do primeiro mandato do então prefeito Antônio Venício do Ó de Lima, referente ao quadriênio 2013/2016, quando Osmídio se retirou do quadro societário da empresa para ser secretário de Finanças

Numa inspeção realizada pelo tribunal ficou constatado que, embora não fosse oficialmente o ordenador da despesa das unidades orçamentárias referentes às Secretarias do Executivo, Osmídio Maciel Gomes Filho era o responsável pelas ordens de pagamento e o detentor da chave para movimentação das contas da prefeitura junto às instituições bancárias.

Após a saída de Osmídio Maciel Gomes Filho, a gestão de Venício do Ó passou a realizar contratações da empresa. Nela permaneceram, como sócios, o irmão e a cunhada do então secretário de Finanças.

Em procedimentos licitatórios analisados por órgão técnico do TCE é apontado que eles “ocorreram sem disputa e em um panorama de publicidade restritiva”, ainda que “houve o desempenho de atividades, de 2013 a 2015, que não faziam parte do rol de serviços da sociedade empresária até as vésperas dessas contratações, evidenciando a posse de informações privilegiadas por parte dos administradores da pessoa jurídica contratada”, com o então homem forte do governo sendo, na prática, quem executava os pagamentos e gerenciava as contas da prefeitura municipal.

“Nesse contexto, restaram configurados o conflito de interesses e a violação aos princípios da moralidade e impessoalidade em relação às contratações e pagamentos realizados em benefício da empresa George Maciel Engenharia Ltda., envolvendo a pessoa jurídica e do então Secretário de Finanças do Município de Pimenteiras, Sr. Osmídio Maciel Gomes Filho. Diante disso, mostra-se relevante a manutenção do processo de Tomada de Contas”, chegou a opinar o Ministério Público de Contas. O relator do caso é o conselheiro substituto Jackson Nobre Veras.Pimenteiras

Fonte: 180graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário