Nova decisão do STJ impede queda de repasses para Teresina - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

23 de ago. de 2023

Nova decisão do STJ impede queda de repasses para Teresina



Uma reviravolta no Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a inaplicabilidade dos índices do ICMS Educação e ICMS Saúde para este ano de 2023 em Teresina. A decisão proferida pela ministra Maria Thereza de Assis Moura contraria uma decisão anterior da própria presidência do STJ que autorizou a aplicação das novas regras de rateio do imposto.


Na ação movida pela Procuradoria Geral do Município (PGM), a ministra entendeu que não cabe ao STJ discutir essa matéria. Assim, passa a valer a decisão anteriormente proferida pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) que manteve os índices de rateio e impediu a queda de repasses para a Prefeitura de Teresina.
Arquivo O DiaPrefeitura de Teresina,

A PGM alegou a medida do TCE ofende a legislação vigente, provocaria graves prejuízos às contas públicas municipais e causaria insegurança jurídica e irretroatividade. Para a PGM, as novas regras deverão entrar em vigor a partir do próximo ano.

“A decisão proferida pelo STJ reafirma o direito do município de Teresina ao recebimento dos repasses do ICMS sem incidência dos novos critérios de distribuição no ano em curso, sendo importante para a manutenção do equilíbrio financeiro da Prefeitura de Teresina, necessários para a manutenção dos serviços públicos”, comentou o Procurador Geral, Ricardo Martins Neto.

De acordo com levantamento da equipe econômica do Palácio da Cidade, Teresina poderia perder R$ 25 milhões até o final do ano caso as novas regras fossem aplicadas, conforme defende o Tribunal de Contas do Estado do Piauí.

Em junho, a Prefeitura de Teresina havia anunciado mudanças na tabela de pagamento dos servidores devido a essa queda de receita, contudo, após a decisão do TJPI, a gestão capital voltou atrás e manteve o calendário anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário