Lula lança Programa Brasil sem Fome e apresenta obras do novo PAC em Teresina - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

31 de ago. de 2023

Lula lança Programa Brasil sem Fome e apresenta obras do novo PAC em Teresina

 






Atualizado às 13h20





Lula se pronunciou ao público e se dirigiu ao governador do Piauí para expor suas projeções e planos para o futuro do país. Além disso, abordou, de forma crítica, a questão da fome persistente, da negligência e do desmonte que a educação sofreu durante o governo Bolsonaro.


"Rafael, você pode ter certeza que a gente vai continuar investindo na educação e em escolas de tempo integral. Se prepare porque esse país vai crescer, esse país não vai andar enjaulado do mundo. Não tem nenhuma explicação o Brasil ter fome, ter gente dormindo na rua, ter criança sem assistência médica, não tem. Existe responsabilidade! Responsabilidade de quem governa este país. Portanto, companheiros e companheiras, o meu agradecimento pelo carinho e pelos votos de vocês me deram", assegurou.

Lula ao lado de Rafael Fonteles | Foto: David Carvalho



Rafael Fonteles (PT), governador do Estado, usou seu discurso para falar sobre a potência do Piauí na produção de energia verde, além de pincelar pontos acerca da industrialização da região nordestina, destacando a necessidade da transição e do consumo em massa de energia renovável.


"A industrialização do nordeste brasileiro ocorre de maneira muito pontual. Nós temos uma oportunidade única nessa transição energética que o mundo passa. E pelas condições naturais da região, em especial do Piauí, temos uma industrialização de verdade, porque a usina solar e a usina eólica são excepcionais e geram empregos no setor da construção. O Piauí já produz quatro vezes a energia de consumo. A matriz do estado é 100 % limpa, mas nós queremos usar essa energia para industrializar produtos aqui também", disse.

Governador Rafael Fonteles | Foto: David Carvalho

O governador falou, ainda, sobre os desafios promovidos pelo embate entre Constituição e carga tributária, e a nova aposta de sua gestão para contornar esse desafio.


"Nós temos uma constituição que garante direitos sociais, mas temos um limitador que é a carga tributária, que é o dinheiro que tiramos da sociedade para fazer investimentos nela, a fim de combater a desigualdade social. Então a conta, às vezes, não fecha, por isso nossa grande aposta, aqui no Piauí, é na transformação digital, é em digitalizar os serviços públicos e ampliar a conectividade", explicou.

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT-PI), aproveitou a oportunidade para direcionar um recado à classe operária do país, garantindo seu compromisso em manter o Bolsa Família a quem necessita, mesmo quando inserido no mercado de trabalho.


Representação dos trabalhadores e representação empresarial, no compromisso do trabalho decente, e mais do que isso, integrado com o Cadastro Único, em que a gente protege os trabalhadores, porque não precisa mais ter medo de perder o Bolsa Família ao assinar a carteira de trabalho. Isso porque, agora, o critério único do programa é a renda, e a gente atualiza todos os meses. Assim, dependendo da renda, [o trabalhador] assina a carteira, recebe Bolsa Família e recebe a renda, assegurou.

Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias - Foto: David Carvalho

Durante o discurso, o público presente gritou: "fica, índio!", em alusão e apoio a permanência de Wellington Dias na pasta do Desenvolvimento Social. Pasta essa que, no últimos dias, correu risco de ser fragmentada para acomodar o deputado André Fufuca (PP-MA), no movimento de Lula em receber os novos partidos aliados do governo para a Esplanada dos Ministérios.

Em entrevista ao meionorte, o presidente já confirmou a permanência do ministro piauiense; com a defesa em prol do ex-governador do Piauí, Lula e Janja reagiram com aplausos.








Atualizado às 11h10

Tem início no Centro de Convenções de Teresina, o evento de lançamento do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com investimentos prospectados de R$ 56,5 bilhões ao Piauí. No ato, Lula está acompanhado de autoridades nacionais e locais, a primeira dama Janja da Silva marca presença na agenda em solo piauiense. A presença dela era uma dúvida do cerimonial.

Dentre as obras que fazem parte desse programa abrangente, destacam-se algumas de importância vital para o Piauí, como a duplicação da BR-343 entre Teresina e Altos, a Construção da BR-330 que liga a divisa com o Maranhão ao Entroncamento das PI's 392 e 397 em Ribeiro Gonçalves, além da Adutora de Jaicós, a Barragem Nova Algodões e moradias dentro do programa Minha Casa, Minha Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário