Governo discute políticas públicas para elaboração do Plano Estadual da Primeira Infância - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

23 de ago. de 2023

Governo discute políticas públicas para elaboração do Plano Estadual da Primeira Infância

 Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) vai realizar seminários como objetivo de ouvir demandas da população, e assim elaborar o Plano Estadual da Primeira Infância, que deve nortear as ações do estado para os próximos anos.

O III Seminário Descentralizado da Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (Suas) acontece na quinta-feira (24) e sexta-feira (25) em Teresina. Entre os assuntos discutidos estão a segurança alimentar, saúde e assistência social.

A superintendente da Assistência Social, Janaína Mapurunga, afirmou que o documento que será elaborado irá ajudar a nortear as ações que o governo do estado irá realizar na área da primeira infância.

“O grande objetivo dos dois seminários realizados no Piauí é acompanhar as demandas sobre a área da primeira infância. A Sasc é uma das secretarias envolvidas no PAC, e a Regina Sousa entendeu que era importante ouvir a população e ouvir as demandas, e temos esse documento norteador para o governo do estado para que nos próximos anos atender as demandas locais”, explicou.

Ela destacou que é importante ainda analisar e discutir os problemas que são diferentes em cada região. “Temos dois territórios cada qual com uma realidade local, algumas têm dificuldade e é importante destacar, por isso é uma escuta de estar mais próximo na cidade. Temos um eixo da formação do programa criança feliz, amanhã vamos estar com vários palestrantes que vem do ministério da Saúde e da Assistência Social, para trabalhar conosco”, afirmou.

O primeiro dia será focado na elaboração do Plano Estadual da Primeira Infância, com contribuições dos municípios, debates, subgrupos de trabalhos e apresentação das discussões. O segundo dia do seminário será para treinamentos específicos, com uma oficina para visitadores do Criança Feliz e outra sobre o Registro Civil de Nascimento e acesso à justiça.

Em dezembro o plano deve ser concluído com as políticas públicas para a primeira infância. Quarenta e dois municípios participarão do seminário, que contemplará os territórios Entre Rios e Planície Litorânea.


Bárbara Rodrigues e Gorete Santos
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário