Forte onda de calor pode trazer risco de morte por hipertermia no Piauí - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

26 de ago. de 2023

Forte onda de calor pode trazer risco de morte por hipertermia no Piauí

 Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

A forte onda de calor pode trazer risco de morte por hipertermia no Piauí. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho que indica grande perigo para o fenômeno atmosférico caracterizado pelo aumento anormal da temperatura. No Piauí, 196 cidades, incluindo a capital Teresina, podem ser afetadas. 

O alerta iniciou na manhã desta sexta-feira (25) e segue até às 18h da sexta-feira (28). Neste invervalo de tempo, a previsão é de temperatura 5ºC acima da média por um período maior do que cinco dias. 

"Com o alerta vermelho, eles veem essa possibilidade principalmente para bebê recém-nascido e idoso. No Piauí já estamos acostumados com essa condição atmosférica, mas é sempre bom fazer o alerta para a população evitar ficar em locais expostos ao sol, uma vez que a umidade está muito baixa e a temperatura muio elevada. Não significa que uma pessoa vai morrer, mas essas condições potencializam os riscos para esse grupo", explica a climatologista Sara Cardoso. 

Foto: reprodução Inmet

A hipertermia é caracterizada por um aumento drástico da temperatura corporal central que apresenta-se acima de 40 ºC e tem como uma das causas a exposição a calor excessivo. Entre os sintomas estão dor de cabeça, tontura, fraqueza, irritabilidade, produção excessiva ou falta de suor, entre outros.

Sara Cardoso explica que o fenômeno anormal deve ser sentido mais em cidades do Sudoeste Piauiense como Gilbués, Alvorada do Gurgueia, Corrente, Bom Jesus e São Raimundo Nonato, bem como em municípios do Sudeste. "A população deve ficar atenta à possibilidade dessas ocorrências", reitera a climatologista. 

Foto: arquivo Cidadeverde.com

Já a  umidade relativa do ar deve ficar entre 12% a 20% em 90 municípios localizados, principalmente na região Sul, com risco de incêndios florestais e à saúde, podendo causar ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Neste caso, o alerta do Inmet é laranja que representa perigo. 

A recomendação é que se beba bastante líquido, atividades físicas não são recomendadas ao ar livre até 20h, assim como se deve evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, e é importante usar hidratante para pele e umidificar o ambiente.

Foto: reprodução Inmet

Umidade relativa do ar

Confira a previsão em algumas cidades para esta sexta (25)

  • Em Teresina a máxima prevista é de 37°C
  • Picos máxima de 39°C
  • Uruçuí com 38°C
  • Bom Jesus com 36° C
  • São Raimundo Nonato com 37 °C
  • Parnaíba com 36 °C
  • Campo Maior com 38 °C
  • Oeiras com 39 °C


Bárbara Rodrigues e Graciane Araújo
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário