Uma declaração do bispo emérito da Diocese de São Raimundo Nonato, Dom Eduardo Zielski, contra a profissão de advogado gerou polêmica e provocou uma nota de repúdio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A fala do líder religioso aconteceu nessa quarta-feira (23) durante o segundo dia de celebração dos Festejos de Raimundo Nonato.
Dom Eduardo Zielski, baseado na temática do evento "Vocação: Graça e Missão”, discorria sobre como é necessário ter vocação para exercer as profissões no momento que citou a carreira de advogado como exemplo. Ele questionou se a vocação de advogado é livrar “bandidos” da cadeia.
Profissão é uma vocação.(...) Embora que as vezes fica difícil de compreender como é que fica a vocação, por exemplo, de advogado. Como é a vocação de advogado? Arrancar bandido da cadeia? Isso é vocação de advogado? Eu acho que advogado deve prezar, acima de tudo, a verdade. Pesquisar, conhecer e servir a verdade. É ou não é? Não quem dá maisEduardo ZielskiBispo emérito de São Raimundo Nonato
Divulgação / PascomDom Eduardo Zielski
A subsecção da OAB de São Raimundo Nonato lamentou a fala e disse que o bispo utilizou do evento para descredibilizar a advocacia criminal. A ordem reafirmou que estará sempre atenta e vigilante para combater semelhantes práticas de tentativa de criminalização da advocacia.
“É o momento de partilha e celebração na cidade como um todo. Usar o tema "Vocação: Graça e Missão" para descredibilizar a profissão do advogado em um momento tão festivo e visível na sociedade só mostra o quanto alguns líderes religiosos ainda pregam o ódio e a discórdia, quando deveriam ser exemplo de amor e acolhimento”, manifestou a OAB.
O Portal O Dia não conseguiu contato com a Diocese de São Raimundo Nonato até o fechamento desta matéria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário