O futuro do trabalho já está presente, e o mercado demanda cada vez mais profissionais qualificados para lidar com as inovações tecnológicas em constante surgimento. Isso é evidenciado pelo fato de a inteligência artificial ser a habilidade tecnológica mais procurada pelas empresas atualmente.
Em seguida, machine learning e internet das coisas ocupam as posições de destaque no top 3 das competências mais demandadas, de acordo com um estudo realizado pela Cortex, uma plataforma de inteligência de vendas B2B.
De acordo com a análise da Cortex, mais de três milhões de vagas de emprego divulgadas nos principais portais do Brasil entre março e junho revelaram que 34.324 delas estão relacionadas à inteligência artificial (IA). Esse processo de evolução é contínuo e tem se acelerado ainda mais nos últimos anos, conforme observa Rodrigo Martins, vice-presidente de engenharia da Cortex.
O estudo "Futuro do Trabalho 2023", realizado pelo Fórum Econômico Mundial em parceria com a Fundação Dom Cabral, prevê que em um período de cinco anos, 44% das habilidades dos profissionais serão alteradas. Isso significa que as transformações tecnológicas e as mudanças no ambiente de trabalho terão um impacto significativo nas competências necessárias para se manterem relevantes no mercado.
Hoje, segundo Martins, já existem muitas vagas que pedem conhecimentos tecnológicos específicos, de cargos iniciantes aos mais avançados. A Cortex mapeou os mais requisitados pelas empresas nos anúncios de emprego, os cargos que buscam esses conhecimentos e, a pedido da Forbes, as médias salariais de cada um deles. A partir de modelos de IA (inteligência artificial), a plataforma cruza informações de mais de 17 mil fontes locais e globais em sua base de dados.
1. Inteligência Artificial
Vagas: 21.864
Média salarial: R$ 5.186,71
Salário máximo: R$ 40.000,00
Cargos com mais vagas:
1.Cientista de Dados
2.Desenvolvedor Full-Stack
3.Assistente de operações
4.Designer Gráfico
5.Gestor de projetos
Nenhum comentário:
Postar um comentário