Foto: arquivo Cidadeverde.com
O Corpo de Bombeiros do Piauí prevê um aumento no número de focos de incêndio no segundo semestre deste ano. O comandante do Corpo de Bombeiro, coronel José Arimatéia Rego, informa que a vegetação no estado intensificou, devido às chuvas no período chuvoso e com isso contribui para as queimadas durante as altas temperaturas, que vão se iniciar a partir de agosto.
"Um período chuvoso forte colabora para que agora, no segundo semestre, tenhamos um volume grande de material inflamável suscetível a ação do fogo. No período chuvoso os biomas presentes no Piauí puderam crescer bem, agora, no segundo semestre toda essa vegetação vai secar e estará mais suscetível a ação do fogo", afirma o coronel.
Para prevenir os incêndios florestais o Corpo de Bombeiro atua em duas frentes.
A primeira é na execução de ações de conscientização. "Em alguns municípios esse trabalho de conscientização é constante, em outros é mais pontual. Isso vai depender do histórico de registros de ocorrências", analisou o comandante.
A outra ação é a formação de brigadas de incêndio junto as Prefeituras Municipais. "Nós fizemos um trabalho preventivo, em parceria com a Defesa Civil Estadual, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semarh) e as prefeituras municipais. Nós capacitamos os funcionários das prefeituras para que eles façam o primeiro combate a incêndios isso evita que um foco se transforme num incêndio florestal fora de controles", afirma o comandante.
Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com
O Corpo de Bombeiros atua, também, nos municípios em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). "Temos esses grupos de entidades. Atuamos de forma integradas, no controle de focos de incêndio e nas ações de prevenção e conscientização", finalizou o comandante.
Adriana Magalhães
redacao@cidadeverde.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário