Foto: Arquivo/Cidadeverde
Teve início, no último dia 31 de maio, a coleta da primeira etapa do Censo Escolar 2023. Nessa etapa da pesquisa, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apura dados sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula. Até o dia 31 de julho, os responsáveis por declarar as informações devem preencher os formulários de modo on-line, no Sistema Educacenso, ou realizar a migração dos dados.
A Secretaria da Educação (Seduc) elaborou o Projeto 'Faz o Censo 2023', que tem por propósito construir uma cultura nas escolas, em que seja assegurada a qualidade das informações em todo o sistema estadual.
Para isso, o projeto elencou as seguintes etapas: treinamento das equipes responsáveis pela coleta de dados, adequação do processo de matrícula e aperfeiçoamento do sistema iSEDUC, adequação do processo de situação do aluno e valorização e reconhecimento das escolas e regionais que cumprirem a meta da qualidade da dados.
“Esperamos ter um censo com dados fidedignos, refletindo qual a realidade da educação piauiense. É a partir das informações do Censo Escolar que nós conseguimos melhorar as políticas de educação e que são estabelecidos os parâmetros de repasses de financiamento. Também é através desses dados consolidados que conseguimos mensurar o desempenho dos nossos alunos ao longo dos anos, se estão progredindo de série ou se estão repetindo de ano”, aponta Rodrigo Torres, superintendente de Gestão da Seduc.
Dentre os eventos já realizados, a Seduc promoveu a sensibilização das equipes de gestores municipais, orientações para os supervisores do Censo Escolar, pactuação com os municípios sobre a qualidade da coleta de dados e o cumprimento dos prazos estabelecidos.
Censo Escolar
Principal pesquisa estatística da educação básica, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional e tecnológica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário