Um projeto da universidade de Lisboa, em Portugal, vai ajudar jovens piauienses a encontrarem soluções para problemas urbanos. Liderada pelo professor Sérgio Claudino, a iniciativa propõe uma abordagem colaborativa para identificação dos problemas e apresentações de propostas ao poder público.
Segundo o professor, o objetivo “Nós propomos” é despertar nos jovens o interesse em debater e solucionar os desafios enfrentados em suas próprias cidades.
“O projeto mostra que é possível colocar jovens olharem na cidade na perspectiva de que problemas existem e que soluções podemos encontrar para os mesmos”, explicou Sérgio Claudino.
Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com
A abordagem adotada é flexível e permite que os alunos escolham os problemas mais relevantes para eles. Eles são incentivados a pensar em soluções criativas e viáveis para os problemas identificados.
Após a definição dos problemas, os estudantes apresentam suas propostas de solução, que são entregues às autoridades responsáveis para que possam ser colocadas em prática. O projeto tem alcançado sucesso em diversas regiões de Portugal e, desde 2014, tem sido implementado em escolas de todo o Brasil.
No Piauí, o projeto conta com o apoio da UFPI e do IFPI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário