Prêmio Piauí de Inclusão Social: Saiba qual projeto venceu em cada categoria - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

23 de jun. de 2023

Prêmio Piauí de Inclusão Social: Saiba qual projeto venceu em cada categoria



O governador Rafael Fonteles encerrou o evento enaltecendo o projeto e parabenizando a todos os vencedores. Em primeira mão, ele anunciou que irá assinar o título coletivo de terra do Quilombo Mimbó.



"Quem acompanhou todos os vídeos que passaram, viu a alegria desses voluntários e voluntárias que fazem o bem. Eu quero começar parabenizando o grupo Meio Norte, na pessoa do seu fundador, o empresário Paulo Guimarães, e a sua família. Parabéns pela motivação, cada ano renovar essa iniciativa e mostrar essas práticas inspiradoras, como foi falado pela Maria Laura, para incentivar outros e outras a fazer o mesmo.

Queria parabenizar os premiados, os que concorrem, esse enaltecimento do voluntariado, do terceiro setor, das organizações. É muito importante para nossa sociedade. Quando vocês fazem esse trabalho, vocês estão ajudando muita gente, principalmente a si próprios. Quando você ajuda os que mais precisam, ali, sim, você está fazendo sua própria salvação. Se você salva, ajuda muita gente, está ajudando a si próprio.

O governo, e eu falo aqui em nome do povo do Piauí, o governo não é voluntário, é obrigado a usar as suas prerrogativas para poder fazer a inclusão social. Eu respeito o poder público, eu entendo o estado com essa missão principal de diminuir o fosso da desigualdade que tem na sociedade, que é a principal responsável, por exemplo, pela situação de violência que a gente convive e que muitas vezes é aplaudida, porque vai reforçar o aparelho repressivo. Eu postei um vídeo dos policiais que vamos nomear amanhã e bombou na internet, mas o que resolve o problema da violência é diminuir as desigualdades sociais e incluir aqueles que mais precisam e não ter que conviver com a situação de insegurança.

O governo do estado do Piauí e os que me antecederam, Regina Sousa e Wellington Dias, adiantaram mais do que eu o convívio na ponta com aqueles que sofrem. Começaram a mudar com o presidente Lula, começaram a mudar essa situação de extrema desigualdade do nosso país. Tenho muito orgulho de dar continuidade a essa gestão que apostou na inclusão social, que apostou no crescimento econômico sem deixar ninguém para trás. E você imagina quando você combina essas duas coisas, o governo nessa missão de diminuir desigualdades e o trabalho voluntário do terceiro setor, você tem um efeito multiplicativo muito maior, porque além de estar usando o dinheiro do contribuinte, o dinheiro dos impostos para reduzir desigualdades, você está contando com um trabalho voluntário de muitos. Então você tem um efeito muito maior.





Por isso, no mês de julho, a gente vai apresentar para a sociedade piauiense todas as parcerias que o governo do estado faz com entidades do terceiro setor. Para vocês terem uma dimensão de como o governo é parceiro das entidades e as entidades são parceiras do governo, nessa missão comum de diminuir desigualdades, de incluir especialmente os mais vulneráveis. A gente vai exibir isso de forma muito clara, com prestações de contas. Esse casamento do poder público com as entidades do terceiro setor, eu sou um entusiasta desse modelo, até porque algumas atividades, que são as organizações sociais, conseguem executar melhor. Mas, como eu estava dizendo, amanhã vamos entregar o título coletivo do Quilombo Mimbó. Vou assinar e publicar amanhã. Estava pensando em ter agenda para ir lá, mas vou dar logo. Gostaria de agradecer aos meus secretários e à minha esposa, Isabel, que está comandando o Pacto pelas Crianças.

Estou muito feliz de estar aqui hoje. Vim de uma agenda em Brasília, tratando exatamente da reforma tributária. A gente tem que fazer o voluntariado e tem que fazer a doação, mas tem que acreditar na justiça social. Então, quem ganha menos tem que pagar menos, e quem ganha mais tem que pagar mais. Muito obrigado e viva o prêmio de inclusão social", disse.









Atualizado às 21h36

Diretora digital do Grupo Meio Norte, Maria Laura Guimarães, discursa



Maria Laura Guimarães, Diretora digital do Grupo Meio Norte, discursou na grande noite do Prêmio Piauí de Inclusão Social.


Confira na íntegra:


Senhoras e Senhores, Boa Noite.

Senhoras e Senhores, Boa Noite. Gostaria de saldar o excelentíssimo senhor governador Rafael Fonteles, e através dele todas as autoridades aqui presentes. Saldar todos os jornalista aqui presentes lembrando nosso ex-diretor e criador deste projeto JOSÉ OSMANDO e em seu nome todos os profissionais da Rede Meio Norte, que há 18 anos, vejam só 18 anos, realizam este evento que tanto nos orgulha. Saldar a Júlia e através dela todos os Telespectadores que agora ao vivo nos acompanham por todas as plataformas que integram o Grupo Meio Norte de Comunicação.

São 18 de anos de prêmio Piauí Inclusão Social, e essa maioridade foi alcançada, acumulando muitas horas de produção de conteúdo e milhares de quilômetros percorridos, para mostrar a missão de vida de ajudar o próximo, de instituições, empresas e pessoas. Centenas de projetos de relevante impacto social já passaram por este palco.

É o segundo ano que temos o prazer de realizar esse evento no Centro de Convenções de Teresina, que tem prestado relevantes serviços nesta nova etapa de inclusão cultural no Estado, fruto do projeto de desenvolvimento que o Piauí vem passando ao longo das últimas décadas.

São tantas iniciativas que impulsionam nossa sociedade, que fica difícil escolher qual delas é a mais contributiva. Tenho certeza que o papel do nosso júri não foi fácil e é importante agradecer, instituições como Universidade Federal e Estadual do Piauí, Embrapa Meio Norte, SEST/SENAT, SEBRAE e Federação das Indústrias do Piauí, dentre tantas outras, que contribuem há quase 20 anos nesta avaliação.

São exemplos de projetos preocupados com uma sociedade mais justa e igualitária que nos estimulam a continuar essa caminhada de demonstração do Piauí que dá certo e que merece ser colocado como referência.

Então não nos cansaremos de parabenizar todos os concorrentes aos prêmios, todos aqui presentes são ganhadores, contribuem de várias formas na elevação humana. A todos parabéns!

Não posso esquecer de mencionar a nossa tão querida Escolinha Casa Meio Norte. Que com consistência pedagógica, dedicação, muito trabalho e olhar humano, acumula prêmios nacionais e internacionais, beneficiando há décadas, mais de 5.500 famílias de uma comunidade carente de Teresina, o Bairro Cidade Leste, transformando social e economicamente, através da educação, milhares de pequeninos que por lá passam desde 1998.

Para finalizar, gostaria de dizer que O Grupo Meio Norte seguirá no compromisso de divulgar ações inspiradoras de gestão privada e pública, gerando assim um desejo de transformação e inclusão social, por ajudar na construção de um Piauí melhor, mais informado e também mais humano.

Muito obrigado.

Atualizada às 21h29

Grande prêmio do Piauí de Inclusão Social - Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Teresina (APADA)

A Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Teresina (APADA) foi a grande vencedora da 18ª edição do Prêmio Piauí de Inclusão Social. Na cerimônia, que ocorreu na noite desta quinta-feira (22), no Centro de Convenções de Teresina (CCT), a APADA foi laureada na categoria ONG e obteve a maior pontuação entre todas as instituições premiadas.




Ao todo, foram selecionados 22 projetos de iniciativas públicas e privadas, divididos em diferentes categorias, incluindo Organização Não Governamental, Organização Governamental, Empresas, Associação e Ação Individual.

A solenidade reuniu autoridades municipais e estaduais, além de representantes das instituições agraciadas, no evento que celebrou a importância da inclusão social e o trabalho realizado pela APADA e pelas demais entidades premiadas. “Nós estamos sem palavras e nós estamos muito emocionadas e muito obrigada. Muito obrigado mesmo”, disse Regina Lima, Voluntária e coordenadora do projeto.

A instituição recebe apoio da Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde, e do Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Localizada próxima ao Estádio Verdão, a APADA disponibiliza serviços de terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia, atendimento médico neurológico, assistência social e professores especializados. Além disso, a ONG conta com uma equipe psicossocial que acompanha famílias em situação de vulnerabilidade social.

Atualizada às 21h20

Vencedor da Categoria empresa - Academia Cisco Piauí Conectado

Na categoria empresa, a vencedora foi a Academia Cisco Piauí Conectado. O projeto faz parte da Piauí Conectado, uma parceria público-privada de conectividade do Governo do Estado do Piauí. A academia oferece cursos gratuitos na área de tecnologia e já beneficiou mais de 8 mil pessoas desde sua criação em 2019, em parceria com a Cisco Networking Academy.


O programa foi estabelecido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para beneficiar alunos da rede pública estadual. Os cursos abrangem desde noções básicas de tecnologia, como Introdução ao Mundo Digital, até cursos avançados de programação em Python e Linux Unhatched.

A Academia Cisco da Piauí Conectado busca capacitar as pessoas para que possam aproveitar de forma positiva as oportunidades oferecidas pela internet e pela tecnologia. O programa tem como foco a formação e o desenvolvimento de habilidades na área de tecnologia, preparando os participantes para o mercado de trabalho e contribuindo para o desenvolvimento econômico do estado.


“Estou muito feliz nessa noite, fiz um discurso e gente fala o que sente no coração. Nós chegamos nos estado do Piauí em 2019, começamos nossas operações com o Piauí Conectado e sendo modelados com várias mãos. O sócio fundador da Piauí Conectado me chamou e disse assim: ‘eu quero devolver ao Piauí, e tudo de bom o que o Piauí fez para nós, quero que todas as portas que foram abertas para nós, abram para o Piauí. Eu tenho orgulho de ser uma das academias do Piauí, temos impactado a vida de várias pessoas. [...] Parabéns aos empreendedores sociais e que mais empresas venham apoios esses projetos que estão aqui e que merecem ser apoiados pela iniciativa privado, pelo governo e o governo daqui é extremamente atuante, que vpvês tenham força para seguir adiante. Parabéns a todos que concorreram. Que mais evento como esse aconteçam”, pontuou Charlene Queiroz, da Academia Cisco Piauí Conectado.

Atualizada às 21h12

Vencedores da Categoria ONG - Hospital São Carlos Borromeo e APADA

A Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Teresina (APADA) foi laureada na categoria ONG. A APADA opera em dois polos distintos. O primeiro é a Clínica Apada, que presta serviços de saúde a 200 crianças, jovens e adolescentes, com foco em deficientes auditivos, mas também atende muitos estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) e deficiência intelectual.

O segundo pólo é a Casa do Silêncio, onde a APADA oferece ensino da linguagem brasileira de sinais, conhecida como Libras. Dessa forma, os estudantes podem aprender os conteúdos escolares na língua que lhes é mais acessível. A Apada beneficia um total de 70 alunos, a partir de cinco anos de idade. No total, a instituição realiza cerca de 62 mil atendimentos por ano.

Com 30 anos de atuação, a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Teresina desempenha um importante trabalho social que engloba desde atendimento médico até apoio educacional.

Ainda na categoria ONG, outra instituição premiada foi o Hospital São Carlos Borromeo, que presta serviços em prol da saúde da comunidade da zona Leste de Teresina. Fundado pelo padre italiano Humberto Pietrogrande em 1993, o hospital tem sido uma âncora de esperança para os residentes dos bairros Socopo e Pedra Mole. Desde o início, a instituição, que faz parte da Fundação Padre Antônio Dante Civiero (Funaci), tem se dedicado a proporcionar atendimento de qualidade e atenção à saúde dos mais necessitados, combinando cuidados primários e secundários.

O Hospital São Carlos Borromeo é hoje o único centro de saúde de médio porte na região da Grande Pedra Mole, e seu compromisso vai além da medicina tradicional. Os profissionais de saúde do hospital oferecem um atendimento acolhedor e humanizado, que vai além das obrigações profissionais e que mantém o legado de amor, empatia e comprometimento com o próximo deixado pelo padre Humberto Pietrogrande.


“O hospital acolhe a todos os que nos procuram, com urgência e emergência e algumas especialidades. Agradecer aos Sistema Meio Norte, Kalor Produções que tem nos ajudado muito, a Funaci, ha mais de 35 anos atua no piauí em parceria com o governo do estado e no município. Hoje nos temos uma grande parceria com o governo, através da Seduc, temos uma grande parceria e são 17 executados a do município. Tem sido um bom rendimento e um elevado conhecimento nessa categoria. Nossa prata maiores são nosso colaboradores, é dedicado para cada um, mesmo a dificuldades, estão fazendo um atendimento humanizado”, disse Rosa Maria, presidente da Funaci.

Atualizado às 21h05

Vencedor da Categoria governamental - Projeto Agrofloresta

Na categoria governamental, o Projeto Agrofloresta foi o vencedor. Implantado pela Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus), a iniciativa promove a ressocialização dos presos da Penitenciária Regional Irmão Guido, unidade penal localizada em Teresina. O trabalho é voluntário e acontece tanto dentro como fora do estabelecimento penitenciário.

No interior do presídio, os internos participam de aulas ministradas por professores e especialistas sobre a produção de alimentos orgânicos e saudáveis, utilizando métodos sustentáveis de preparação do solo. Em uma sala equipada com lousa e carteiras, eles aprendem técnicas de agricultura e sustentabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário