Municípios têm até 30 de junho para cadastrar propostas no Ministério da Saúde - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

24 de jun. de 2023

Municípios têm até 30 de junho para cadastrar propostas no Ministério da Saúde

 Foto: Arquivo / Cidadeverde.com

Os gestores de saúde dos municípios piauienses tem até o dia 30 de junho para cadastrar propostas de estruturação e custeio da Atenção Primária à Saúde (APS) no sistema do Ministério da Saúde.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Gerência de Atenção Primária, encaminhou ofício para os municípios piauienses, alertando sobre o final do prazo.

No Piauí cerca de 70% dos municípios ainda não cadastraram suas propostas para o Ministério da Saúde. Os municípios, também, não encaminharam ofício para a Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Os recursos solicitados ao Ministério da Saúde serão destinados à estruturação da Atenção Primária como compra de equipamentos médicos assistenciais, equipamentos de consultórios odontológicos, unidades odontológicas móveis, cadeira odontológica portátil, computadores e demais equipamentos de informática, reforma de unidades básicas de saúde e transporte sanitário eletivo.

A portaria, também, contempla assistência financeira emergencial para custeio de equipes multiprofissionais, equipes de saúde da família, equipes de saúde bucal e Centro de Especialidades Odontológicas.

“É essencial que os gestores municipais realizem esse cadastro no prazo estabelecido pelo ministério, e hoje estamos com 159 municípios que não enviaram suas propostas, por meio do Invest SUS e Egestor. Uma vez que essas propostas serão essenciais para o fortalecimento da Atenção Básica”, explica a gerente de Atenção Básica, Bhássia Barroso.

Os municípios devem enviar ofício com suas propostas para o e-mail (bipartitepi@gmail.com) da CIB até amanhã (23), para que não haja prejuízo na aprovação por meio do órgão gestor.

“O envio da proposta para a CIB é necessário, pois a comissão analisa e aprova as propostas”, lembra a superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios, Leila Santos.

 

Adriana Magalhães
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário