No Piauí, mais de 15 mil contribuintes tiveram suas declarações de Imposto de Renda de 2023 retidas em malha fiscal. Em entrevista ao Notícia da Manhã, o delegado regional da Receita Federal no Piauí, André Santos, explica como o contribuinte pode conferir a sua situação.
“A consulta é feita no menu Meu Imposto de Renda no site da Receita Federal e a pendência já é acusada diretamente no próprio acesso que o contribuinte faz ao e-CAC. Ele já vai saber qual é a pendência e já vai poder providenciar imediatamente a resolução da sua situação fiscal”, diz.
Neste ano, cerca de 367 mil piauienses emitiram declaração de Imposto de Renda junto ao fisco. André Santos destaca que a meta prevista pelo órgão foi atingida.
“Para esse ano, o estado do Piauí atingiu a meta prevista que era realmente algo em torno de 360 mil contribuintes, então nós atingimos a marca de 367 mil contribuintes aproximadamente que integram a sua declaração no ano de 2023”, destacou.
Na sexta-feira (30), a Receita Federal paga o segundo lote de restituição do Imposto de Renda. Ao todo, mais de R$ 5 milhões de contribuintes serão beneficiados em todo o Brasil.
Nesta rodada, o lote engloba os que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram pelo recebimento via PIX. Entre os beneficiados estão idosos acima de 80 anos, idosos entre 60 e 79 anos, pessoas com deficiência física, mental ou doença grave, contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério e aqueles que utilizaram a opção pré-preenchida ou receberam via PIX
“É necessário que o contribuinte faça a consulta no site da Receita Federal, no menu Meu Imposto de Renda, para saber se a sua restituição estará disponível já neste lote”, reforça o delegado André Santos.
Confira o calendário da restituição do Imposto de Renda 2023
1º lote: 31 de maio (Já Pago)
2º lote: 30 de junho
3º lote: 31 de julho
4º lote: 31 de agosto
5º lote: 29 de setembro
Rebeca Lima
redacao@cidadeverde.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário