Nesta quarta-feira (14 de junho) é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Para marcar a data, o Hemocentro de Picos está promovendo uma programação especial que visa incentivar as doações durante todo o mês de junho. A meta da campanha é alcançar a marca de 600 bolsas de sangue coletadas até o final do mês.
A coordenadora do Hemocentro de Picos, Ana Paula Batista, ressalta que a instituição de saúde atende não apenas o município picoense, mas toda a macrorregião do Vale do Guaribas, abastecendo o Hospital Regional Justino Luz, entre outras unidades hospitalares.
“O Hospital Regional Justino Luz é a nossa porta de entrada do SUS. Há dias, no plantão diurno e noturno, nós repassamos pra lá para ser transferida mais de 30 bolsas, fora o CTR e fora Instituto do rim. E isso nos causa um impacto, por que tem dias que eu tenho mais de 30 transfusões e apenas dez doações dentro dos dentro dos hemocentros.”
Ana Paula destaca a importância de um estoque razoável de sangue para atender a demanda da região, e a necessidade de parcerias com os municípios circunvizinhos para garantir o suprimento adequado.
Quem pode participar da ação?
Segundo a coordenadora, os homens podem doar sangue a cada dois meses, enquanto as mulheres podem doar a cada três meses. Essa limitação é estabelecida visando a saúde e bem-estar do doador. Mulheres podem fazer até três doações por ano, enquanto os homens podem fazer até quatro doações.
Para realizar a doação no Hemocentro de Picos, é necessário que a pessoa esteja com um documento original com foto. Se possuir a carteirinha do SUS, é recomendado trazê-la para facilitar o processo de acolhimento. Após o cadastro, o doador passará por todas as etapas necessárias, até a coleta de aproximadamente 425 ml a 450 ml de sangue. A coordenadora afirma que essa quantidade de sangue pode salvar até quatro vidas.
Por Edielson Mota
Nenhum comentário:
Postar um comentário